Autor: blogkleiton
Poema lembrança
Quem tem alma bonita
É jovem eternamente!”
Quem é jovem eternamente
Leva vida serena
O que se leva da vida
É o que na vida se eleva
Para recuperar a juventude
A velha alma carece
De um gratuito sorriso
Que o amigo oferece
O que a vida leva num abraço
Num beijo,num fim de tarde
Num coração inquieto
Que ama, que sofre a parte
Elixir da longa vida
Coisa de tempos modernos
Guarda coração jovem
Eternas fotos e cadernos
Fotos amareladas por tanto tempo guardadas
Num baú cheio de traças.
Que trazem a imagem
da pessoa amada
Quando menos se espera
A vida nos dá um presente
Um novo amigo, uma música, um amor
Vêm, e mudam a vida da gente…
nos causando imensa surpresa
Dando força para irmos em frente
Espantando pra longe a tristeza…
Amigos, como eles nos fazem bem…
Trazem alegria, divertimento, paz…
Estejam perto, distantes, viajando
Sua lembrança nossa força refaz
Poema Surpresa
O que nos renova a vida
É beleza de alma e mente…
Quem tem alma bonita
É jovem eternamente!”
Quem é jovem eternamente
Leva vida serena
O que se leva da vida
É o que na vida se eleva
Para recuperar a juventude
A velha alma carece
De um gratuito sorriso
Que o amigo oferece
O que a vida leva num abraço
Num beijo,num fim de tarde
Num coração inquieto
Que ama, que sofre a parte
Elixir da longa vida
Coisa de tempos modernos
Guarda coração jovem
Eternas fotos e cadernos
Fotos amareladas por tanto tempo guardadas
Num baú cheio de traças.
Que trazem a imagem
da pessoa amada
Quando menos se espera
A vida nos dá um presente
Um novo amigo, uma música, um amor
Vêm, e mudam a vida da gente…
Mudam a vida da gente
nos causando imensa surpresa
Dando força para irmos em frente
Espantando pra longe a tristeza…
Ficou muito bom, Silvana…
E agora é a vez do Mestre Kleiton de novo, a menos que a Isana volte.
Poema Presente
O que nos renova a vida
É beleza de alma e mente…
Quem tem alma bonita
É jovem eternamente!”
Quem é jovem eternamente
Leva vida serena
O que se leva da vida
É o que na vida se eleva
Para recuperar a juventude
A velha alma carece
De um gratuito sorriso
Que o amigo oferece
O que a vida leva num abraço
Num beijo,num fim de tarde
Num coração inquieto
Que ama, que sofre a parte
Elixir da longa vida
Coisa de tempos modernos
Guarda coração jovem
Eternas fotos e cadernos
Fotos amareladas por tanto tempo guardadas
Num baú cheio de traças.
Que trazem a imagem
da pessoa amada
Quando menos se espera
A vida nos dá um presente
Um novo amigo, uma música, um amor
Vêm, e mudam a vida da gente…
Essa foi a colaboração da Ana Paula: bem inspirado. Até motivou a sequência… Acompanhem!
(Enquanto a gente espera pela Isana, vamos tecendo nosso poema…
Kleiton vem aí, mas o blog estava meio teimoso e ele não tem paciência e nem tempo a perder com sites voluntariosos)
Recado aos compositores
“Só escreva se você sentir; se não for o caso, não escreva. E não se importe com escolas ou modismos. Seja você mesmo e deixe sua escrita evoluir ou mudar naturalmente. É uma questão de honestidade artística”*
Liane dos Santos
… e falando em poesia. Minha vida mudou depois de ler os poemas de Liane dos Santos. Meu novo livro (será lançado adiante) abre com um poema seu, outros poemas enriquecem seu conteúdo e um texto fala de maneira muito reduzida da força de sua arte.
Poema guardado
O que nos renova a vida
É beleza de alma e mente…
Quem tem alma bonita
É jovem eternamente
Quem é jovem eternamente
Leva vida serena
O que se leva da vida
É o que na vida se eleva
Para recuperar a juventude
A velha alma carece
De um gratuito sorriso
Que o amigo oferece
O que a vida leva num abraço
Num beijo,num fim de tarde
Num coração inquieto
Que ama, que sofre a parte
Elixir da longa vida
Coisa de tempos modernos
Guarda coração jovem
Eternas fotos e caderno
Fotos amareladas por tanto tempo guardadas
Num baú cheio de traças
Que trazem a imagem
Da pessoa amada
Estou voltando.
Sandra, estão bonitos seus versos. Vamos deixar a autocrítica de lado.
Bjs
Kleiton
Poema Jovem
O que nos renova a vida
É beleza de alma e mente…
Quem tem alma bonita
É jovem eternamente!”
Quem é jovem eternamente
Leva vida serena
O que se leva da vida
É o que na vida se eleva
Para recuperar a juventude
A velha alma carece
De um gratuito sorriso
Que o amigo oferece
O que a vida leva num abraço
Num beijo,num fim de tarde
Num coração inquieto
Que ama, que sofre a parte
Coisa de tempos modernos
Guarda coração jovem
Eternas fotos e cadernos Aline nos trouxe sua colaboração… E assim vai nosso moto contínuo
Nota: Kleiton pediu pra eu postar essa continuidade no dia de hoje pra não perdermos o ritmo: ele está com uma indisposição mas PROMETEU que amanhã estará melhor. Pela cor que usei na nota, já sabem que sou a Rose, de Sampa.
Lembrando nossa listinha: 1.Celeste
2. Kleiton
3. Rose
4. Neide
5. Aline
6. Sandra
7. Isana
8. Ana Paula
9. Silvana
Como o tempo passa…
Interessante sobre a sensação que temos do tempo.
|
O tempo e o cérebro |
O cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos. Se alguém colocar você dentro de uma sala branca vazia, sem nenhuma mobília, sem portas ou janelas, sem relógio… você começará a perder a noção do tempo. Por alguns dias, sua mente detectará a passagem do tempo sentindo as reações internas do seu corpo, incluindo os batimentos cardíacos, ciclos de sono, fome, sede e pressão sanguínea. Isso acontece porque nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol. Compreendido este ponto, há outra coisa que você tem que considerar: Nosso cérebro é extremamente otimizado. Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho. Um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia. Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar conscientemente tal quantidade. Por isso, a maior parte destes pensamentos é automatizada e não aparece no índice de eventos do dia e portanto, quando você vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo. É quando você se sente mais vivo. Conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando suas reações no modo automático e ‘apagando’ as experiências duplicadas. Se você entendeu estes dois pontos, já vai compreender porque parece que o tempo acelera, quando ficamos mais velhos e porque os Natais chegam cada vez mais rapidamente. Quando começamos a dirigir automóveis, tudo parece muito complicado, nossa atenção parece ser requisitada ao máximo. Então, um dia dirigimos trocando de marcha, olhando os semáforos, lendo os sinais ou até falando ao celular ao mesmo tempo. Como acontece? Simples: o cérebro já sabe o que está escrito nas placas (você não lê com os olhos, mas com a imagem anterior, na mente); O cérebro já sabe qual marcha trocar (ele simplesmente pega suas experiências passadas e usa , no lugar de repetir realmente a experiência). Em outras palavras, você não vivenciou aquela experiência, pelo menos para a mente. Aqueles críticos segundos de troca de marcha, leitura de placa… São apagados de sua noção de passagem do tempo… Quando você começa a repetir algo exatamente igual, a mente apaga a experiência repetida. Conforme envelhecemos, as coisas começam a se repetir -as mesmas ruas, pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações… enfim… as experiências novas (aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade, fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades), vão diminuindo. Até que tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que tivemos de novidade na semana, no ano ou, para algumas pessoas, na década. Em outras palavras, o que faz o tempo parecer que acelera é a… ROTINA Não me entenda mal. A rotina é essencial para a vida e otimiza muita coisa, mas a maioria das pessoas ama tanto a rotina que, ao longo da vida, seu diário acaba sendo um livro de um só capítulo, repetido todos os anos. Felizmente há um antídoto para a aceleração do tempo: M & M (Mude e Marque). Mude, fazendo algo diferente e marque, fazendo um ritual, uma festa ou registros com fotos. Mude de paisagem, tire férias com a família (sugiro que você tire férias sempre e, preferencialmente, para um lugar quente, um ano, e frio no seguinte) e marque com fotos, cartões postais e cartas. Tenha filhos (eles destroem a rotina) e sempre faça festas de aniversário para eles, e para você (marcando o evento e diferenciando o dia). Use e abuse dos rituais para tornar momentos especiais diferentes de momentos usuais. Faça festas de noivado, casamento, 15 anos, bodas disso ou daquilo, bota-foras, participe do aniversário de formatura de sua turma, visite parentes distantes, entre na universidade com 60 anos, troque a cor do cabelo, deixe a barba, tire a barba, compre enfeites diferentes no Natal, vá a shows, cozinhe uma receita nova, tirada de um livro novo. Escolha roupas diferentes, não pinte a casa da mesma cor, faça diferente. Beije diferente sua paixão e viva com ela momentos diferentes. Vá a mercados diferentes, leia livros diferentes, busque experiências diferentes. Seja diferente. Se você tiver dinheiro, especialmente se já estiver aposentado, vá com seu marido, esposa ou amigos para outras cidades ou países, veja outras culturas, visite museus estranhos, deguste pratos esquisitos….. em outras palavras…… V-I-V-A. !!! Porque se você viver intensamente as diferenças, o tempo vai parecer mais longo. E se tiver a sorte de estar casado(a) com alguém disposto(a) a viver e buscar coisas diferentes, seu livro será muito mais longo, muito mais interessante e muito mais v-i-v-o… do que a maioria dos livros da vida que existem por aí. Cerque-se de amigos. Amigos com gostos diferentes, vindos de lugares diferentes, com religiões diferentes e que gostam de comidas diferentes. Enfim, acho que você já entendeu o recado, não é? Boa sorte em suas experiências para expandir seu tempo, com qualidade, emoção, rituais e vida. E SCR E VA em tAmaNhos diFeRenTes e em CorES di fE rEn tEs ! CRIE, RECORTE, PINTE, RASGUE, MOLHE, DOBRE, PICOTE, INVENTE, REINVETE…..
V I V A !!!!!!!!