Autor: blogkleiton
O Sul Em Cima 10
O programa O SUL EM CIMA dessa semana é dedicado a uma das melhores bandas instrumentais da atualidade, o XQuinas. Vamos conhecer o mais recente CD/DVD da banda, chamado Xquinando na Travessa Azevedo 79, indicado ao Prêmio Açorianos de Música 2009 como melhor DVD.
Com um time de músicos de primeira formado por Marcelo Corsetti (Guitarra e Violão), Luke Faro (Bateria), Matheus Kleber (Acordeon e Teclados), Carlos D’Elia (Contrabaixo) e mais a participação especial de Denise Fontoura (Sax Alto, Flauta e Voz), a banda registrou nesse trabalho uma excelente mistura de ritmos , tonalidades, técnica e compromisso com a música. Vale a pena conferir !!!
Crédito da foto: http://baterasnews.blogspot.com.br/2009/10/x-quinas-lanca-dvd.html
(Comentário de Mari Kineuchi)
Ouçam Aqui – Programa 10
Programa 10/2012 – XQuinas – Parte 1
Programa 10/2012 – XQuinas – Parte 2
O Sul Em Cima 9
A sonoridade de uma música universal é a principal característica do guitarrista Paulinho Fagundes. São muitas as influências que recebeu desde a infância e que foram sendo incorporadas por ele, a partir do momento em que decidiu pesquisar a teoria do violão e da guitarra. Em Pedra Moura, disco instrumental, Paulinho passeia pelo jazz e ritmos latinos, candombe, valsa e inclusive samba. Além da guitarra e violão de Paulinho, o disco conta com o apoio do pianista Michel Dorfmann, do baixista Edu Martins, do baterista Marquinhos Fê e de Jorginho do Trompete.
(Comentário de Mari Kineuchi)
Ouçam Aqui – Programa 9
Programa 9/2012 – Paulinho Fagundes – Parte 1
Programa 9/2012 – Paulinho Fagundes – Parte 2
O Sul Em Cima 8
No programa de hoje, vamos curtir o gingado do CD mais recente de Nelson, Lua Caiada.
Ouçam Aqui – Programa 8
Programa 8/2012 – Nelson Coelho de Castro – Parte 1
Programa 8/2012 – Nelson Coelho de Castro – Parte 2
(Comentário de Silvana Campos)
O Sul Em Cima 7
Nesse programa, Kleiton Ramil entrevista Ângela Jobim num papo muito gostoso, entremeado por canções dessa grande artista. Vamos ouvir? (player no final do post)
Ângela Jobim – Rendeiro Baião de mim
Autoria: Daniel Wolf e Felipe Azevedo
9.2.2013 – A cantora Ângela Jobim faleceu dia 08/02/2013 aos 59 anos no Hospital de Clínicas na capital gaúcha.
“Lastimo profundamente o falecimento da Ângela Jobim. Há poucos meses tivemos o enorme prazer de fazer um ótimo programa sobre sua obra, inclusive com entrevista exclusiva. Ficamos tristes com a partida dessa artista do sul do Brasil, que conheci em Porto Alegre, na adolescência, que sempre foi uma cantora privilegiada e pessoa muito querida.
Fica registrado aqui, junto com a equipe do programa, nosso agradecimento e admiração à Ângela, desejando a sua família muita paz nesse momento difícil.” (Kleiton Ramil)
Ouça aqui – Programa 7
Programa 7/2012 – Ângela Jobim – Parte 1
Programa 7/2012 – Ângela Jobim – Parte 2
O Sul Em Cima 6
Ainda está para ser inventado um termo que possa descrever o estilo inconfundível de Alegre Corrêa. Termos como fusion ou crossover significam muito pouco para ele, assim como a divisão do intelecto e da emoção. Sua música é sensual e inteligente, complexa e cheia de sentimento,com muito groove e elegante! Vamos ouvir um pouquinho o trabalho interessante desse talentoso músico que valoriza suas raízes brasileiras mas tem as portas abertas para outras influências diversas.
Crédito da foto: http://www.kultur-online.net/?q=node/1500&nlb=1
(Comentário de Aline Mariano e Silvana Campos)
Ouçam Aqui – Programa 6
Programa 6/2012 – Alegre Corrêa – Parte 1
Programa 6/2012 – Alegre Corrêa – Parte 2
O Sul Em Cima 5
Hermes Aquino ficou muito conhecido em meados da década de 70 por conta de sua canção “Nuvem Passageira”, que fazia parte da trilha sonora da novela “O Casarão”, da TV Globo. No entanto, ele possui em seu repertório muitas outras belas canções, não tão conhecidas, mas igualmente plenas de poesia e de interessantes melodias. Atualmente, continua trabalhando com música, como publicitário, criando jingles no Rio Grande do Sul. Recentemente, seu LP Santa Maria, de 1978, foi relançado no formato CD pela primeira vez, pelo selo Discobertas. No programa nº 5, vamos ouvir as músicas que compõe este belo trabalho.
Crédito da foto: http://emiliopacheco.blogspot.com.br/2009/02/para-ouvir-hermes-aquino.html
Programa 5/2012 – Hermes Aquino – Parte 1
Programa 5/2012 – Hermes Aquino – Parte 2
O Sul Em Cima 4
Crédito da foto: http://www.sulinfoco.com.br/chimarruts-na-festa-do-vinho
Programa 4/2012 – Chimarruts – Parte 1
Programa 4/2012 – Chimarruts – Parte 2
O Sul Em Cima 3
| Ana Prada Drexler |
![]() |
| Daniel Drexler |
O terceiro programa O Sul em Cima deste ano traz os uruguaios Ana Prada e Daniel Drexler, que trazem um trabalho marcado por uma concepção musical original, criativa e talentosa, mesclada por diferentes influências. Pelo jeito, o talento aqui é uma dádiva familiar: Ana Prada é prima de Daniel Drexler, irmão de Jorge Drexler, outro músico uruguaio já bastante conhecido. Ana é considerada um dos melhores expoentes da nova geração de “cantautores” (cantores/compositores) da região do Rio da Prata, além de ter recebido os títulos de artista revelação do folclore no prêmio Gardel da Argentina e em diversas categorias nos prêmios Graffiti do Uruguai. Sua carreira profissional na música começou com Daniel, em 1994, integrando o grupo “La Caldera” e desde então nunca mais saiu de cena, sendo corista de outros artistas importantes, participando de grupos vocais e começando sua carreira como solista em 2006. Nos últimos anos, tem se apresentado em diferentes países como Espanha, Dinamarca, Suécia, Argentina e Brasil, além de seu país natal.
Na segunda parte do programa, vamos curtir Daniel Drexler, considerado um dos melhores cancionistas uruguaios de sua geração. Seu trabalho traz a marca de uma música pop eletroacústica com influência de gêneros folclóricos do Rio da Prata como a milonga pampeana, o candombe, a chamarrita e a murga montevideana. Em 2005, cria o termo “templadismo”, para se referir a uma nova corrente estética integrada por músicos argentinos, uruguaios e do estado do Rio Grande do sul, no Brasil. Nessa corrente, os pontos mais destacados seriam a busca da presença de reflexos topográficos, climáticos e demográficos regionais sobre a criação e uma atitude criativa aberta, “antropofágica”, que assimila as influências de um mundo globalizado.
Divirtam-se e comentem.
(Comentário de Silvana Campos)
Ouçam Aqui – Programa 3
Programa 3/2012 – Ana Prada e Daniel Drexler – Parte 1
Programa 3/2012 – Ana Prada e Daniel Drexler – Parte 2
O Sul Em Cima 2
As 10 músicas desse trabalho foram concebidas a partir do edital da Petrobrás Cultural e podem ser baixadas gratuitamente através do site do artista.
Para cada faixa lançada, o músico propõe que seja feita uma interpretação artística visual. Com a ajuda do artista plástico Guilherme Dable, foram criados “resumos emocionais” de cada uma delas. A partir daí artistas convidados e público participam enviando suas interpretações gráficas, fotos e vídeos através do site www.pedroverissimo.com.br, que se torna assim uma galeria de artes virtual, que vai “crescendo” com o tempo.
Vamos então ouvir e nos deixar levar pela imaginação através da criatividade, das palavras e sons de Pedro Veríssimo!
Ouçam Aqui – Programa 2
Programa 2/2012 – Pedro Veríssimo – Parte 1
Programa 2/2012 – Pedro Veríssimo – Parte 2
