O Sul Em Cima 17

O programa O Sul Em Cima de nº 17 está pra lá de animado!! Vamos apresentar um encontro muito especial entre a música regional gaúcha com o melhor do pop-rock, no projeto Rock de Galpão.
Esse projeto, batizado por Bagre Fagundes, une o talento de NETO FAGUNDES com a banda ESTADO DAS COISAS que é composta por Tiago Ferraz (voz e guitarra), Alexandre “Mestre Kó” (teclados), David Fontoura (baixo), Rafa Schuler (guitarra) e Guilherme Gul (bateria). Conta ainda com a participação do gaiteiro Paulinho Cardoso e a direção artística de Hique Gomez.
Música e poesia se entreveram entre xotes, rock, vanerão, reggae e baladas, deixando gaudérios e urbanos muito à vontade frente a um repertório composto por autores do quilate de Apparicio Silva Rillo, Lupicínio Rodrigues, Mário Barbará, Nico e Bagre Fagundes, Vitor Ramil, José Fogaça, Elton Saldanha, entre outros.
Vamos mostrar nesse programa as músicas do CD/DVD Ao Vivo lançado em 2010.

O Rock de Galpão trata com o devido carinho e respeito essa mistura de estilos-chave deste galpão roqueiro, deste universo que é a nossa música e a nossa poesia. Rock de Galpão é tradição com ousadia. É o acústico e o elétrico “mateando” juntos, é o rock universal fazendo sala para o sul do Brasil. É o encontro dos extremos, a voz e o silêncio dos diferentes que se aceitam como são – e o diálogo, sim senhor, é possível! Vale conferir!!

Divirtam-se e comentem!

PROMOÇÃO – QUERO MEU “SIM” !!

Vamos sortear 3 CDs “SIM” de Kleiton Ramil.

Para participar é só comentar esse post enviando seu email e respondendo a seguinte pergunta:

“Qual programa de rádio foi premiado pela APCA como o Melhor Programa de Música de 2011?”

Promoção encerrada.
Os sorteados foram: Marie, Jéferson e Ju.
maiores informações: sim.discos@gmail.com
Parabéns aos sorteados. Agradecemos a todos pela participação!

O Sul Em Cima 16

O programa O Sul Em Cima dessa semana é dedicado a Ronaldo Pedra e Killy Freitas.

Crédito: Lúcio Pereira
Ronaldo Pedra é intérprete e compositor nascido na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Já foi muitas vezes premiado em festivais, compôs a música “Pérolas” para o espetáculo Pólen – A Menina e as Pérolas, entre outras. Ronaldo tem também se dedicado e se especializado em outras áreas na música, tendo se diplomado pelo curso de Produção Fonográfica da UCPEL – Universidade Católica de Pelotas.
Hoje com seu primeiro CD “Não Importa o Tempo” (a ser lançado) com quatro faixas e um bônus (Você, a indecisão e eu – voz e violão ao vivo), ele começa a divulgar seu trabalho de compositor em cidades que já conheciam sua voz cantando os sucessos da boa música nacional. Essencialmente romântico, Ronaldo Pedra em suas turnês, vai encantando e sendo reconhecido, por gaúchos, catarinenses e amapaenses. Isso é só o começo…
O santa- cruzense Killy Freitas é instrumentista, compositor e arranjador. Com mais de 25 anos de carreira, nos últimos anos também internacional, já dividiu o palco com grandes nomes da música, no Brasil e exterior. Além da música autoral instrumental, trabalha com trilhas sonoras para teatro e educação musical.
Este ano foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música, em duas categorias: Compositor instrumental e Revelação, por d’Alma, seu primeiro CD lançado em 2011.
O cd d’Alma é o trabalho de estréia da carreira solo do guitarrista e violonista Killy Freitas. Canções que nos remetem ao sotaque sulista, com composições que valorizam a melodia e harmonia, onde o violão divide a cena com outros instrumentos como gaita, violoncelo, bandoneon e teclado. Neste projeto, tem a parceria em algumas composições de nomes como Veco Marques, Vinicius Corrêa e a participação na gravação de Renato Muller, Jairo Padilha e Simone Mohr.
Apreciem o talento e a sensibilidade de Ronaldo Pedra e Killy Freitas!
(Comentários: Mari Kineuchi)



Ouçam aqui – Programa 16


Programa 16/2012 – Ronaldo Pedra e Killy Freitas – Parte 1

Programa 16/2012 – Ronaldo Pedra e Killy Freitas – Parte 2


Show Par ou Ímpar com o grupo Tholl

Foto por: Lucas Cunha
Para quem ainda não teve a oportunidade de assistir ao show do novo álbum de Kleiton e Kledir, Par ou Ímpar com a participação do grupo Tholl, vejam mais algumas fotos da estréia em Porto Alegre. É impossível não querer presenciar essa magia e voltar a ser criança.
Foto por: Lucas Cunha

Foto por: Lucas Cunha

O Sul Em Cima 15

Crédito: Camila Mazzini

O Sul Em Cima de nº 15 é dedicado a obra de Vanessa Longoni e em especial as músicas do CD “A Mulher de Oslo”..
Cantora de formação erudita e popular, cantou em vários grupos vocais, coros de óperas, atuou em espetáculos teatrais e participou de cds de músicos reconhecidos de Porto Alegre como Adriana Deffenti, Marcelo Delacroix, Angelo Primon, Sergio Napp, Leandro Maia, Richard Serraria.
Em 2006, Vanessa criou o premiado espetáculo “A Mulher de Oslo”, inspirado no conto “A paixão de dizer” do O Livro dos Abraços de Eduardo Galeano. Dois anos depois, ela lança seu primeiro CD solo com o mesmo título, recebendo o Prêmio Açorianos de Música 2008 no gênero MPB como melhor disco, melhor intérprete (Vanessa Longoni), melhor instrumentista (Angelo Primon) e melhor produção musical (Arthur de Faria).
O repertório é composto por canções de Arthur de Faria, Nico Nicolaiewsky, Cláudio Levitan, Elomar Figueira de Mello, Pedro Ayres Magalhães, Rossana Taddei, Omar Giammarco, Gorán Bregovic, André Abujamra , Leo Maslíah e canções folclóricas brasileiras.
Sua música ecoa aldeias, possui várias línguas e sotaques musicais, parte de um extremo sul onde o Brasil se confunde com a pátria do pampa e é também argentino e uruguaio. “Sons de canções quase perdidas misturadas com outras recém-descobertas. Sons vindos de longe no mundo, sons do quintal de casa. Sons dessa mulher que conta histórias que são daqui, dali, de qualquer lugar…”, diz Vanessa.

Vamos ouvir esse interessante trabalho, com a ótima interpretação e a bela voz de Vanessa Longoni.

(comentário: Mariusa Kineuchi)

Ouçam aqui – Programa 15


Programa 15/2012 – Vanessa Longoni (A Mulher de Oslo) –  Parte 1

Programa 15/2012 – Vanessa Longoni (A Mulher de Oslo) – Parte 2



O Sul Em Cima 14

No programa especial dessa semana, vamos ouvir a banda Realidade Paralela e conhecer também as músicas do CD “O Encontro” de Ricardo Baumgarten.

O Realidade Paralela é formado por quatro artistas gaúchos consagrados: Vanessa Longoni, Angelo Primon, Luke Faro e Marcelo Corsetti. Esses artistas se juntaram nesse projeto interessante com o objetivo de fazer boa música, novos arranjos e interpretações,  pesquisando sonoridades e ambiguidades entre os sons de alta tecnologia e os sons acústicos. Nesse programa vamos mostrar músicas do CD Realidade Paralela, que teve 5 indicações no Prêmio Açorianos de Música 2009.    

                                                        

A outra parte do programa mostra as músicas do CD “O Encontro” . Lançado em fevereiro deste ano em Portugal e Espanha, “O Encontro” é o primeiro disco do baixista Ricardo Baumgarten.     
O álbum traz composições próprias e a releitura de “Billie’s Bounce”, de Charlie Parker e tem a participação do renomado baterista Kiko Freitas. Conta ainda com as participações do talentoso pianista Luiz Mauro Filho e de uma das grandes promessas do saxofone, Diego Ferreira.

Divirtam-se e comentem!

(comentários: Mariusa Kineuchi)


Ouçam aqui – Programa 14


Programa 14/2012 – Realidade Paralela e Ricardo Baumgarten – Parte 1

Programa 14/2012 – Realidade Paralela e Ricardo Baumgarten – Parte 2



O Sul Em Cima 13

Leandro Maia é músico, educador musical e mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS. Autor do Cd-Livro “Palavreio”, com o qual conquistou o Troféu Revelação do “Prêmio Açorianos de Música”, em 2008, também considerado um dos dez melhores discos brasileiros de 2008 pelos jornais do sul do Brasil. Integrante do trio “Nó de Pinho” com Thiago Colombo e Paulo Gaiger, também participa de projetos ao lado de Fábio Mentz e Marcelo Delacroix. Participa do Cd “Canteiro”, do genial multi-instrumentista André Mehmari, tendo a honra de participar do show de lançamento ao lado de nomes como Mônica Salmaso, Ná Ozzetti, Sérgio Santos e Luciana Alves. Leandro foi um dos idealizadores do Projeto Gauchada Sul Generis, que ocorre no Centro Cultural Banco do Brasil no RJ, em 2012. Prepara seu segundo disco, intitulado “Suíte Maria Bonita e Outras Veredas” e o disco infantil “Mandinho”, em fase de produção pelo Procultura/Pelotas.
(http://palavreio.blogspot.com.br/)

Vale conferir e apreciar a música e a poesia desse talentoso artista.

Ouçam Aqui – Programa 13


Programa 13/2012 – Leandro Maia – Parte 1

Programa 13/2012 – Leandro Maia – Parte 2



Foto por Nauro Jr.

Estou vivendo um momento muito especial: Par ou Ímpar, show infantil com o maravilhoso grupo THOLL estreou com enorme sucesso gerando imagens para o DVD ; O CD de mesmo nome está indicado para melhor disco do ano, categoria infantil, no Premio da Música Brasileira;

 

Arte por Marina Rozenthal; Foto por Nauro Jr.

Meu violino está com nova e maravilhosa arte assinada por Marina Rozenthal e o Blog, acompanhando essa nova estética, esse novo momento, também se renova através da sempre inspirada Aline Mariano.

Sejam bem vindos ao paraíso.
Kleiton

O Sul Em Cima 12

O programa O Sul em Cima dessa semana é um especial sobre GAHUER CARRASCO.

Vamos ouvir as músicas de “PASIÓN”, terceiro álbum do cantor, compositor e instrumentista nascido em Pelotas, extremo sul e com raízes no Uruguai.
O CD, com músicas em português e espanhol, gravado no México, é composto basicamente por músicas inéditas, criações do próprio Gahuer Carrasco em parceria com Ígor Aguiar e mostra que as duas origens culturais estão plenamente valorizadas no CD que tem a cara da latino-américa.
Gahuer, soube buscar ao longo de mais de uma década de trabalho a experiência, o estilo romântico e suave, que apresenta de forma confortável e talentosa na nova obra que teve direção artística do mexicano Paco Quiroz.

“Pásion une os estilos que mais gosto, Pop, Bossa Nova, Jazz e Salsa”, resume o artista. O músico, autor também dos álbuns Expressão em cordas (2007) e Pasión e Romance (2007), que tiveram reconhecimento pela crítica e grande aceitação por públicos em países como Uruguai, Paraguai, México, Espanha, Grécia, Portugal e Bulgária quer agora mostrar seu talento aos conterrâneos brasileiros.
Vamos então ouvir e apreciar a sensibilidade e a voz de Gahuer Carrasco! Imperdível!!!!





Ouçam Aqui – Programa 12/2012


Programa 12/2012  – Gahuer Carrasco –   parte 1


Programa 12/2012 –  Gahuer Carrasco  –  parte 2

(Comentário de Mari Kineuchi)


O Sul Em Cima 11

O programa de nº 11 é dedicado a arte musical que vem de Santa Catarina representada aqui pelo trabalho de Valdir Cechinel Filho, Luiz Vicentini e Grupo Engenho.
O Grupo Engenho, formado em Florianópolis no final dos anos 70, fez um grande sucesso no sul do Brasil na década de 80, sendo suas músicas ainda lembradas e tocadas. O Grupo Engenho gravou os discos: “Vou Botá Meu Boi Na Rua” de 1980, “Engenho” de 1981 , “Força Madrinheira” de 1983 e o CD Movimento em 2003, que vamos ouvir nesse programa.
Luiz Vicentini nasceu na cidade de Itajaí/SC e começou a aprender violão aos 12 anos. No final de 1978 participou de vários festivais de sua cidade e região, ganhando destaque por suas composições e conquistando cada vez mais confiança para compor, aprimorando seus versos com histórias cantadas com paixão e cercadas de poesia. Tem músicas em parceria com Valdir Cechinel Filho, que além de suas muitas atividades em uma universidade como professor, pesquisador, coordenador, entre outras coisas, ainda encontra tempo para criar lindas canções, como a que apresentamos nesse programa que é “Simplicidade” e “Urussanga”.
Uma música de Kleiton & Kledir serviu de inspiração para Valdir Cechinel Filho criar a alegre e emocionante canção chamado Urussanga. Qual música? Ouçam o programa para descobrir e apreciem essa linda canção…aliás, o programa está recheado de ótimas canções trazidas por esses talentosos artistas de Santa Catarina. Apreciem!!

(Comentário de Mari Kineuchi)



Ouçam aqui – Programa 11

Valdir Cechinel Filho, Luiz Vicentini e Grupo Engenho



Programa 11/2012 –  Parte 1


Programa 11/2012 –  Parte 2