O Sul Em Cima – Alex Alano (Reprise)

 O SUL EM CIMA reprisa o programa dedicado a ALEX ALANO, mostrando músicas de seu CD REDONDAS lançado em outubro de 2012.

Seguindo a linha de seu primeiro trabalho solo “Canibal”, o cantor e compositor vem com 13 canções que exploram a diversidade dos gêneros musicais, resultando numa música brasileira com pitadas de pop mas com sotaque universal. As canções, as quais o artista chama carinhosamente de “redondas”,  foram garimpadas dentro de um universo de 70 composições e a escolha recaiu sobre as de concepção estética mais bem resolvidas, mais maduras, independendo do gênero.
Esse ano, Alex Alano ganhou o Prêmio Açorianos de Música de Melhor Compositor MPB por esse trabalho, além de muitas outras indicações. Prêmio mais que merecido!!

Para ouvir o programa O SUL EM CIMA com Alex Alano e saber mais sobre o artista, acessem o link:
http://blogkleitonprincipal.blogspot.com.br/2013/04/o-sul-em-cima-6.html

Vale a pena ouvir de novo e sempre esse lindo trabalho de ALEX ALANO.

O Sul Em Cima 18

O Programa O SUL EM CIMA dessa edição é dedicado ao trabalho de LETÍSSIA ETCHEVERRY  e  BETO COLLAÇO.

Letíssia Etcheverry nasceu em Pelotas/RS e é professora, cantora e compositora, atriz, poetisa e escritora, roteirista e diretora.
Iniciou seus estudos artísticos em 1993, no Teatro Escola de Pelotas sob orientação e direção de Valter Sobreiro Júnior, João Bachilli e Barthira Franco.
Em sua terra natal, a atriz atuou em diversas peças teatrais, participando também de festivais internacionais.
Em 2000, radicou-se em Los Angeles (EUA) para estudar na Academia Americana de Artes Dramáticas no campus Hollywood. No mês de agosto do mesmo ano, Letíssia teve sua primeira aula de canto e começou a desenvolver seu potencial vocal como cantora popular e lírica.
Em 2002, já de volta ao Brasil, mudou-se para o Paraná para continuar seus estudos de canto lírico com os professores John Kennedy Castro e Neyde Thomas.
Em 2006 venceu em 1º lugar o I Festival de Música “Talentos Campolarguenses”, promovido pela rádio Onda Livre FM. Ainda como cantora, apresentou-se em feiras, eventos, festivais, recitais, concertos e óperas nos anos de 2003 a 2010.
Podemos destacar sua primeira apresentação junto à Orquestra da SPMM em junho de 2009, sob regência do Maestro Sérgio Sisto, no concerto “Innamorato” que reuniu 5 mil pessoas na Fenadoce, em sua terra natal.
Entre os anos de 2005 e 2007, fundou e dirigiu o grupo teatral bilingue CNActing, em Campo Largo (PR).
Em novembro de 2012, estreou o primeiro musical de sua autoria, “Nina – A musical dream”.
No momento a artista dedica-se à carreira solo com repertório nacional e internacional, popular e erudito, aos estudos vocais com o Maestro Marconi Araújo (SP), à Direção Geral do CNA Campo Largo e à Direção Artística e Musical da CNActing – Companhia de Teatro Musical Bilíngue.
A segunda parte do programa é com o compositor, instrumentista, arranjador e cantor nascido em Curitiba, BETO COLLAÇO.
Beto Collaço é um artista muito conhecido e respeitado com participações em vários CDs. Fez a Direção Musical, arranjos e execução musical do CD “Presente para Você” de Letíssia Etcheverry de 2013, Trio Pererê para a OPET em 2012. Fez a Produção Musical do CD “Senha” autoral MPB em 2002.
Desde 1981 participou de diversas Peças Teatrais fazendo a Trilha Sonora, como a  História de Reis e Rainhas de 2013 com direção de Paulo Afonso de Castro, O Pastelão e a Torta do mesmo diretor, História de Brincar, com Trio Pererê, entre muitas outras peças.
Beto tem um currículo extenso, com participações também em execuções musicais, composição, direção musical. Teve participações em diversos shows.
No programa O Sul Em Cima vamos mostrar músicas do seu CD chamado “Senha” de 2002.
Vale conferir o lindo trabalho de Letíssia Etcheverry e Beto Collaço!
Divirtam-se e comentem!
Ouçam Aqui – Programa 18

O Sul Em Cima 17

O Programa O SUL EM CIMA dessa edição é dedicado ao trabalho de RODRIGO PANASSOLO.

Rodrigo começou a se envolver com música de forma mais séria quando tinha 12 anos, formando suas primeiras bandas no colégio. Aos 17 anos formou sua banda de Blues, a Maverick, com a qual começou a tocar profissionalmente em bares e outros lugares. Dessa época até os 21 anos, muita coisa mudou e ele passou a se interessar mais pelo jazz e MPB. Participou do espetáculo DOSPESACABEÇA – Sapateado e Música onde cantava duas músicas que fez para o espetáculo. Hoje faz parte também do ESCUTA – O Som do Compositor, que é um projeto que surgiu no final de 2012. O Escuta é um grupo aberto, formado por compositores de Porto Alegre, um coletivo artistico e criativo que não busca uma unidade estética ou ideológica entre os participantes. O propósito é estabelecer conexões, achar os inevitáveis pontos de contato de uma geração, criar diálogos e descortinar a cena musical da cidade a partir da individualidade de cada autor.

Vamos  apresentar no programa O SUL EM CIMA, as músicas do CD “Versos Dobrados” de Rodrigo Panassolo. Esse é o primeiro trabalho autoral do músico e compositor. Nesse trabalho inaugural, o artista apresenta composições que dialogam com uma unidade estética e linguagem que vão além de estilos e gêneros, promovendo o encontro da canção genuinamente brasileira com a concepção de improvisação e liberdade musical difundida pelo jazz. São canções que contam histórias e ilustram sentimentos e vivências. O disco traz a rica colaboração dos músicos Vagner Cunha (arranjos e direção musical), Edu Martins (baixo acústico e produção musical), Leo Bracht (pós produção), além das participações de Ana Lonardi, Gisele De Santi, Leandro Braga, Paulinho Fagundes, Gabriel Grossi, entre outros.
Das 11 canções que formam o repertório do álbum (que ainda contém como bônus track a divertida Carnavalium), todas são composições de Rodrigo, incluindo aí três parcerias com André Fay, Gisele de Santi e Moisés Westphalen.

Rodrigo Panassolo junto com Gisele de Santi fizeram uma turnê internacional pela Europa em maio desse ano, passando por Portugal, Áustria, Alemanha, França, Inglaterra. A turnê chamou-se Nossas e Bossas com repertório formado essencialmente com composições próprias, seja em parceria ou individuais, mas que nunca deixam de dialogar entre si.

Vamos ouvir então esse lindo e interessante trabalho de Rodrigo Panassolo.

Divirtam-se e comentem!!

Ouçam Aqui – Programa 17


Programa 17 – Rodrigo Panassolo –  Parte 1

Programa 17 – Rodrigo Panassolo – Parte 2



O Sul Em Cima – Projeto CCOMA (Reprise)

O SUL EM CIMA dessa semana reprisa o programa dedicado ao Projeto CCOMA, que ganhou esse ano o prêmio de Melhor Álbum Eletrônico na 24ª edição do Prêmio da Música Brasileira com o CD Peregrino.

Projeto CCOMA é um duo de jazz instrumental contemporâneo e é formado pelo trompetista Roberto Scopel e pelo percussionista e produtor Swami Sagara. Une tambores à música produzida eletronicamente e o raro hang drum ao trompete, para criar o que poderíamos chamar de Future Jazz.
Lançaram dois CDs, Das CCOMA Projekt em 2009 e Incoming Jazz em 2010 (finalista do Prêmio da Música Brasileira em 2012 como melhor álbum eletrônico). Em 2011 produziram com o cineasta colombiano Daniel Vargas o documentário, “Profissão: Músico (46 min)” com imagens realizadas no Brasil, Uruguai, Colômbia, Alemanha e Grécia e conta com depoimentos de músicos de rua da França e Inglaterra, Djs e instrumentistas de diferentes gêneros musicais.

PEREGRINO é o mais novo álbum do Projeto Ccoma. Foi gravado entre janeiro e junho de 2012, nas montanhas do extremo sul do Brasil. Lançado no outono de 2012, o trabalho pisa forte nas raízes da música eletrônica e dá as mãos aos ritmos e melodias regionais de diferentes lugares do planeta Terra.

Vamos ouvir esse maravilhoso e interessante trabalho do Projeto Ccoma!!

Divirtam-se e comentem!!

Ouçam Aqui – Programa Projeto Ccoma – Reprise



O Sul Em Cima – Par ou Ímpar Ao Vivo (Reprise)

No mês de junho o “PAR OU ÍMPAR AO VIVO” com Kleiton & Kledir e Grupo Tholl (com participação especial de Fabiana Karla) ganhou os prêmios de Melhor Álbum Infantil na 24ª edição do Prêmio da Música Brasileira e também o Prêmio Açorianos de Música de 2012.
E para comemorar, vamos reprisar o programa que apresentamos ano passado e que mostra as músicas desse maravilhoso trabalho que vem encantando crianças de todas as idades.
O projeto Par ou Ímpar Ao Vivo teve a direção do DVD de Pena Cabreira e Cláudio Fagundes, a direção do espetáculo de João Bachilli e direção e produção musical de Kleiton e Kledir.

A viagem começa com a música Maria Fumaça rumo à Estação Par ou Ímpar…como diz Kledir:
“Maria Fumaça” foi a música que lançou Kleiton & Kledir. Desde crianças sempre fomos uma dupla, mas só nos demos conta disso quando nos apresentamos pilotando nosso trem de ferro no Festival da Tupi, em dezembro de 79. Essa lovomotiva faz parte da nossa história. Tem nos levado a muitos lugares interessantes e agora nos proporciona uma travessia a um mundo de sonhos e fantasias: “Par ou Ímpar”, um lugar mágico, criado no palco pela exuberância cênica do Grupo Tholl.

Vamos todos embarcar nesse trem…
Divirtam-se e comentem!!

Ouçam Aqui – Programa Par ou Ímpar Ao Vivo (Reprise)

   

O Sul Em Cima 16

O Programa O SUL EM CIMA dessa semana é dedicado a obra de NEI LISBOA.

Nei Tejera Lisboa nasceu em Caxias do Sul (RS) em 18 de janeiro de 1959 e reside em Porto Alegre desde os seis anos de idade, tendo vivido largas temporadas em outras capitais brasileiras e também nos EUA, onde concluiu o segundo grau. Mas sua ligação mais forte é mesmo com a capital gaúcha, onde mantém um público fiel.
Nei tem nove discos lançados ao longo de mais de três décadas, além de dois livros: uma coletânea de crônicas e um romance, este editado no Brasil e na França.

Sua carreira artística inicia em 1979, com os espetáculos “Lado a lado” e “Deu pra ti anos 70”.
O primeiro disco, “Pra viajar no cosmos não precisa gasolina”, é uma produção independente de 1983. Um ano depois, em 1984, por intermédio de uma gravadora regional (ACIT), ele lança seu segundo disco, “Noves Fora”. Ao final de 1986, Nei assina contrato com a gravadora EMI-Odeon, que resultaria em dois discos: “Carecas da Jamaica” de 1987, pelo qual recebe o Prêmio Sharp de revelação pop/rock e “Hein?!”, lançado em 1988, obra que também marca sua trajetória de forma indelével. Em 1990, parte para sua primeira incursão na literatura, o romance “Um morto pula a janela” lançado em 1991 pela editora Artes & Ofícios, e relançado pela editora Sulina em 1999, com uma tradução francesa editada pela L’Harmattan em 2000.
Em 1993, depois de algumas temporadas entre Porto Alegre e Montevidéu, Nei grava ao vivo no Theatro São Pedro o disco Amém, reunindo canções próprias e clássicos da música popular uruguaia, acompanhado por nove músicos de ambos os países. É seu primeiro trabalho a sair simultaneamente em vinil e CD, distribuído pela Som Livre.
Nei volta ao disco em 1998, e excursiona pelo sul do Brasil embalado pelo sucesso de “Hi-fi”, um apanhado de clássicos da música pop e do repertório folk que influenciou o seu início de carreira nos anos 70. Lançado pela Paradoxx e gravado também ao vivo no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, o CD provoca uma onda de relançamentos dos trabalhos anteriores.
Em 2000, Nei retoma a composição, e “Cena beatnik”, seu primeiro trabalho em estúdio depois de mais de uma década, é lançado em maio de 2001 pelo selo Antídoto, da gravadora ACIT. Em 2002, bandas e artistas gaúchos unem-se em um CD tributo, intitulado “Baladas do Bom Fim” e lançado pelo selo Orbeat, com releituras de quatorze músicas do compositor.
As músicas de Nei participam também da trilha de vários filmes da cinematografia gaúcha, como “Deu pra ti, anos 70”, “Verdes anos” e “Houve uma vez dois verões”. Em “Meu tio matou um cara”, de Jorge Furtado, um dos principais temas é a canção “Pra te lembrar”, na interpretação de Caetano Veloso, música que também faz parte do CD “Relógios de Sol” – lançado em julho de 2003 pelo selo Antídoto.
O mais recente CD de Nei,, “Translucidação”, lançado ao final de 2006, é uma produção independente distribuída pela ACIT e em boa parte disponilizada pelo artista em seu site oficial.
Em 2007, Nei volta à literatura, reunindo crônicas suas publicadas ao longo da década na imprensa gaúcha sob o título “É Foch!”, lançamento da editora L&PM, indicado ao Prêmio Açorianos de Literatura no ano seguinte.

Nei Lisboa está atualmente com um projeto de crowdfunding (financiamento coletivo) que se chama “A VIDA INTEIRA”.
Assim deve se chamar seu próximo (e décimo) disco, a ser lançado exatos trinta anos depois que o primeiro, em 1983. O disco de estréia foi financiado por uma venda antecipada na forma de bônus, que muitos recordam como uma campanha de alegre sucesso. E agora ele abre um projeto de crowdfunding ou financiamento coletivo, de certa forma uma versão atual da mesma idéia.
Quem quiser e puder apoiar o projeto, pode acessar o site da Catarse:
http://catarse.me/pt/neilisboa
e escolher uma oferta. Assim vocês já vão apoiar a realização desse importante projeto de Nei Lisboa!!
Participem!!! O prazo está se encerrando!!
(obs.: PARABÉNS!! O projeto de crowdfunding do Nei foi encerrado em 5.7.13 com sucesso! Obrigado a todos que apoiaram!)

O programa O SUL EM CIMA com Nei Lisboa vai ser em dose dupla!!
Divirtam-se e Comentem!!!

Ouçam Aqui – Programa 16 – NEI LISBOA 1


Programa 16/2013 – Nei Lisboa 1 – Parte 1

Programa 16/2013 – Nei Lisboa 1 – Parte 2



Ouçam Aqui – Programa 16 – NEI LISBOA 2

Programa 16/2013 – Nei Lisboa 2  – Parte 1

Programa 16/2013 – Nei Lisboa 2  – Parte 2


“Par ou Ímpar Ao Vivo” é premiado no 24º Prêmio da Música Brasileira

O “PAR OU ÍMPAR AO VIVO” de Kleiton & Kledir e Grupo Tholl (participação especial de Fabiana Karla) ganhou o Prêmio de Melhor Álbum Infantil na 24ª edição do Prêmio da Música Brasileira.

Esse é um dos prêmios mais importantes do país e evidencia o que há de melhor na produção musical brasileira, contemplando os novos e os já tradicionais talentos. 
A cerimônia aconteceu no dia 12 de junho no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em uma noite memorável.
Kleiton & Kledir, o diretor do Grupo Tholl, João Bachilli e Fabiana Karla subiram o palco emocionados para receber a premiação.
Compartilhamos com todos essa grande alegria!!!

O Sul Em Cima 15

O Programa O SUL EM CIMA dessa semana é dedicado a obra do maestro e multi-instrumentista LEONARDO OXLEY RODRIGUES.

Leonardo Oxley iniciou sua caminhada musical com 3 anos de idade tocando piano. Aos 7 anos foi matriculado no Conservatório de Música de Pelotas, onde optou pelo violino como seu primeiro instrumento. Mais tarde iniciou estudos de violão no mesmo Conservatório.
Integrou a Sociedade Orquestral de Pelotas como primeiro violino, o Conjunto de Música Antiga da Universidade Federal de Pelotas como flautista (flauta doce sopranino, soprano, contralto, tenor e baixo), alaudista e cantor.
Trabalhou ao lado de grandes nomes da música gaúcha e brasileira como Joca Martins, Luis Marenco, Kleiton & Kledir, Oswaldo Montenegro, entre outros.
Atualmente responde pelos arranjos e regência do Coral da Universidade Católica de Pelotas, além de compor e gravar trilhas para balé, teatro e cinema.
É autodidata no estudo da viola de arco, violoncelo e bandolim.

Vamos mostrar no programa algumas de suas músicas como CIRCUS, peça composta a pedido de João Bachilli para a abertura da 5ª Fecriança, onde o maravilhoso Grupo Tholl faria sua performance, CONTOS GAUCHESCOS, que é uma trilha sonora feita para os curtas de animação desenvolvidos por André Macedo sobre a obra de João Simões Lopes Neto, A FLOR DO SAL, trilha composta para o vídeo Nossa Doce Pelotas, idealizado pela então acadêmica do curso de Turismo da UCPel, Viviane Lino e que foi baseado no poema de Mário Osório Magalhães “A Flor do Sal”.
Ouviremos também as músicas CHACARERA, SÃO MIGUEL, O DRUIDA, CHACARERA LIBERTÁRIA, LA LLUVIA NO VIENE SOLA e NIKAIEDO / SIYAHAMBA.

Apreciem a música, a criatividade, o talento e a versatilidade desse grande e maravilhoso artista!
Divirtam-se e comentem!!!

Ouçam Aqui – Programa 15

Programa 15/2013 – Leonardo Oxley Rodrigues  –  Parte 1

Programa 15/2013 – Leonardo Oxley Rodrigues  –  Parte 2

O Sul Em Cima 14

O SUL EM CIMA dessa semana faz uma homenagem ao grande e inesquecível EMÍLIO SANTIAGO.

Emílio Santiago nasceu no Rio de Janeiro em 1946, formou-se em Direito pela Faculdade Nacional de Direito, mas a música falou mais alto. Em casa, seu ouvido apurado selecionava o que havia de melhor na época, na voz dos cantores Nelson Gonçalves, Cauby Peixoto, Anísio Silva, entre outros.
Depois, João Gilberto e a bossa nova conquistaram de vez o jovem bacharel.
Seus amigos o incentivavam a participar dos festivais que então fervilhavam e Emílio foi o vencedor na maioria deles. Participou também de um programa de grande audiência e prestígio: “A Grande Chance”, apresentado por Flávio Cavalcanti, conquistando a todos com sua voz grave e a suavidade de sua interpretação. Daí para o primeiro disco foi um pulo: gravou “Transas de Amor”, um compacto para a Polydor, gravadora que o contratou e onde gravou 11 discos. Nesse ínterim, gravou para a CID seu primeiro disco, produzido por Durval Ferreira, que foi o passaporte para sua projeção nacional.

Cantou na noite, em várias casas do Rio e de São Paulo, o que lhe deu “tarimba” e que confirmou, de maneira definitiva, a sua escolha pela música em vez da carreira de advogado. Fazendo shows por todo Brasil, seu nome crescia e Emílio se afirmava como cantor de diferentes estilos, das baladas aos sambas suingados.
Começou também a colecionar prêmios, discos de ouro e de platina e a ter canções de grandes compositores como tema de novelas.
O Brasil ficou pequeno para seu imenso talento e Emílio partiu para o mundo, apresentando-se em várias cidades da Europa e dos Estados Unidos, recebendo sempre críticas super favoráveis e sendo até mesmo comparado a Johnny Mathis pelo crítico Stephen Holden, do New York Times.

Dois elementos ficaram bem claros na carreira de Emílio Santiago: a sua voz inigualável e a capacidade de escolher um repertório sofisticado e de extremo bom gosto.

No programa O Sul Em Cima, vamos ouvir algumas músicas de compositores do Sul gravadas por Emílio Santiago, como DANÇA, de autoria de Kleiton Ramil lançada no disco “Comigo é Assim” de 1977, DEIXA DE BOBAGEM de José Fogaça e Kledir Ramil e ainda músicas de Adriana Calcanhotto e Lupicínio Rodrigues. Há também músicas como É HORA de Djavan, SAIGON de Cláudio Cartier, Paulo César Feital e Carlão, ESTÃO VOLTANDO AS FLORES de Paulo Soledade, entre outros grandes sucessos de Emílio Santiago.

Vamos nos deliciar ouvindo uma das vozes mais belas surgidas no Brasil e no mundo…e que vai ficar pra sempre na nossa memória.
Divirtam-se e comentem!!!

Ouçam Aqui – Programa 14

Programa 14/2013 – Emílio Santiago –  Parte 1

Programa 14/2013 – Emílio Santiago –  Parte 2

Fonte:
http://www.emiliosantiago.net/biografia

O Sul Em Cima 13

O SUL EM CIMA dessa edição é dedicado ao trabalho da Banda JACARANDÁ.

A Jacarandá foi formada em 2008, pelos músicos Evandro Vedovelli (Voz, Violão), Giordano Gasperin (Baixo), Antonio Dal Bó (Guitarra) e Estevan Gallas (Bateria). As composições da banda misturam o swing brasileiro e os ritmos latinos, com o Funk, o Soul e o Rock. A união entre a beleza poética e a simplicidade fonética das letras, se tornou uma das marcas mais conhecidas da banda.

Inicialmente chamada de Hot Lips, a banda mudou seu nome para Jacarandá no começo de 2011. Nesse ano a música “Chapéu e Sapatos” da Jacarandá se classificou entre as 50 melhores músicas novas do Brasil, no festival Fun Music, e a banda se apresentou em Maringá, no Paraná. No ano de 2012 a Jacarandá chegou à final do festival intercultural da América do Sul, no Rio de Janeiro, terminando em quarto lugar no festival.
A banda Jacarandá, que nasceu na cidade de Farroupilha no Rio Grande do Sul, se mudou em 2012 para o Rio de Janeiro, para poder estar no centro da música brasileira e dar sequência ao crescimento profissional. 
Em cinco anos de formação, a banda também se apresentou em diversos shows e festivais importantes no sul do país. Entre eles, eventos da rádio Ipanema, uma das mais importantes rádios do RS. Em seus shows, a Jacarandá sempre obteve retornos muito positivos do público, sem restrições de idade e cultura, chamando assim a atenção dos produtores da região serrana do estado gaúcho.
A banda está finalizando seu segundo video clipe, gravado na comunidade do Vidigal, RJ, local onde todos os integrantes da banda vivem atualmente. O primeiro, chamado Combinações, foi gravado em Santa Catarina, na Praia do Rosa.
A Jacarandá, também realiza projetos sociais na favela da Rocinha no Rio de Janeiro, dando aulas para crianças no projeto Maré Mansa, criado pelo Delão Alan Garcia, realizado na Rocinha Surfe Escola e na Escola de Artes do Tio Lino.
O programa O SUL EM CIMA dessa edição está recheado de ótimas canções e tem também uma entrevista deliciosa feita por Kleiton Ramil com os integrantes da Banda Jacarandá. A entrevista contou também com a participação muito especial de Kaio Ramil.
Divirtam-se e comentem!!
Ouçam Aqui – Programa 13
Fontes:
contatos: