O Sul Em Cima – Pery Souza

O SUL EM CIMA dessa semana é dedicado a obra de PERY SOUZA.

Pery também participa do CD Comemorativo O SUL EM CIMA que será lançado em 2014. Aguardem!!!

O violonista, cantor e compositor Pery Souza é de Jaguarão/RS. Foi integrante do Grupo Almôndegas e já fez diversos trabalhos (músicos de estúdio, acompanhamento, participações em festivais, shows, etc). Lançou o primeiro trabalho solo, em 1984, pela Sigla/RBS que, em 1998, foi relançado em CD remasterizado, com a colaboração e financiamento da Prefeitura Municipal de Porto Alegre através do FUMPROARTE.
Atualmente Pery enfrenta um grave problema de saúde. Vamos torcer para que melhore logo e desejamos tudo de bom para ele e toda sua família.
Vamos ouvir e conhecer mais do trabalho desse maravilhoso artista!
Ouçam Aqui – Programa Pery Souza

O Sul Em Cima – Dimitri Cervo

Dimitri Cervo – foto: Débora Zandonai

O SUL EM CIMA está entrando de “férias” e preparou uma série de reprises com os artistas que participam do CD Comemorativo O Sul Em Cima, que vai ser lançado em 2014.

O primeiro programa é dedicado a obra de DIMITRI CERVO.

Dimitri nasceu em Santa Maria em 19/02/68 e aos 14 anos apresentava ao piano as suas principais composições em público. Começou a destacar-se nacionalmente em 1995, quando Abertura e  Toccata
recebeu o 1º prêmio no Concurso de Obras Orquestrais do XV Festival de Londrina e foi executada por cinco orquestras brasileiras. Sua discografia inclui dois CDs individuais, Toronubá e Série Brasil 2010, pelos quais recebeu  três Prêmios Açorianos (melhor CD e compositor) além de obras registradas em CDs de diversos grupos e artistas. Em 2013  tem agendadas programações de sua obra orquestral e solista pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Sinfônica da UNICAMP, Camerata Cantareira, Orquestra Jovem da Paraíba, Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, dentre outras.
Seus principais estudos de piano, composição e regência se deram nas cidades de Porto Alegre, Siena, Salvador e Seattle. Graduou-se em piano pela UFRGS (com Dirce Knijnik), e realizou os cursos de composição (com Franco Donatoni) e de música para cinema (com Ennio Morricone), na Accademia Chigiana de Siena, Itália.

Apreciem e deixem-se envolver pela música desse maravilhoso artista. Vale a pena conferir e buscar conhecer mais obras de DIMITRI CERVO!
Vamos ouvir no início do programa também um trecho do livro Histórias de Porto Alegre do grande escritor MOACYR SCLIAR lançado pela L&PM.

Divirtam-se e comentem!!

Ouçam Aqui – Programa Dimitri Cervo


Programa 13/2010 – Dimitri Cervo – Parte 1

Programa 13/2010 – Dimitri Cervo – Parte 2







http://www.dimitricervo.com/
https://www.facebook.com/CervoBrasil2000?ref=ts&fref=ts

O Sul Em Cima 32

O SUL EM CIMA dessa semana apresenta o interessante trabalho de Wagner Barbosa, com músicas do CD Alegria com o BARBOSA TRIO.

Devoto da música, Wagner Barbosa experimentou os primeiros acordes, ainda menino, aos nove anos de idade. O compositor, formado em Música Popular Brasileira pela Faculdade de Artes do Paraná e Violão Popular pelo Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, em São Paulo, lança seu segundo álbum, Alegria, o primeiro ao lado do cearense Rafael Mota Rodrigues e do polonês Kuba Palys, que juntos formam o Barbosa Trio.
O novo disco foi pensado por Wagner depois de uma turnê pela Polônia com Rafael e Kuba Foi nesse período que o músico conseguiu enxergar o que queria como compositor, arranjador e produtor, investindo na formação do trio. “Conseguimos soar como grupo de uma maneira bem espontânea. Eu, no violão, e o Rafael somos quase como percussões complementares dando mais vazão para o  Kuba expressar seu jeito “do leste europeu” de tocar piano”, explica.

Alegria, que pode ser baixado gratuitamente pelo site www.wagnerbarbosa.com, conta ainda com participações especiais de Toninho Ferraguti no acordeão, Jorge Helder no contra-baixo acústico, Marcus Teixeira no violão e guitarra, Jurandir Santanna na guitarra e o Ritmodelia, grupo polonês de percussão.
As composições de Barbosa guardam surpresas e contrastes de quem está acostumado a transitar pela liberdade criativa e muito pouco pelos rótulos. No álbum, a união do nordeste do Brasil com a Polônia é prova disso. Logo na Capa do disco,  Szczęście, palavra polonesa que figura ao lado de Alegria e quer dizer felicidade, faz o laço ente as línguas e as culturas dos dois países. “Quando falada corretamente, essa palavra soa como um chocalho ou um caxixi. Esse efeito caiu como uma luva no arranjo”, comemora.
Outra importante vitrine para o curitibano tem sido seu trabalho paralelo como preparador e diretor vocal. Aliás, áreas artísticas que se interligam com profundidade em sua vida. Ele é um dos poucos representantes da técnica Speech Level Singing, considerada a mais conceituada do mundo, não por acaso, utilizada por artistas do calibre de Stevie Wonder, Michael Jackson, George Benson, Ray Charles, Madonna e Luther Vandross. Marcelo Jeneci, Verônica Ferriani e Giana Viscardi são alguns dos músicos que confiaram recentemente suas vozes aos cuidados de Wagner.

A citação literária do programa dessa semana é do interessante livro Vida de Paulo Leminski.

Divirtam-se e comentem!!

Ouçam Aqui – Programa 32

Programa 32/2013 – Wagner Barbosa (Barbosa Trio) – Parte 1

Programa 32/2013 – Wagner Barbosa (Barbosa Trio) – Parte 2

O Sul Em Cima 31

O SUL EM CIMA dessa edição é dedicado a HUMBERTO GESSINGER.

Humberto Gessinger nasceu em 24 de dezembro de 1963 em Porto Alegre, RS.
Em 1985, com colegas da Escola de Arquitetura da UFRGS, montou a banda Engenheiros do Hawaii. O nome fazia uma brincadeira com estudantes de engenharia e surfistas que frequentavam o bar da faculdade.
Estes 28 anos de carreira estão materializados em 19 CDs e 6 DVDs. O sucesso destes discos lhe rendeu 8 Discos de Ouro, 1 Disco de Platina e 3 DVDs de Ouro.
Ao longo da estrada, foram mais de 2500 shows por todos os estados brasileiros. A banda também se apresentou em 6 países, entre eles EUA, Japão e extinta URSS.
Apesar de se considerar, principalmente, um compositor, Humberto é músico autodidata, e, nas várias fases de sua carreira, tocou diversos instrumentos como baixo, guitarra, viola caipira, violão, teclados, bandolim, harmônicas e acordeon.
Ao final da turnê do disco NOVOS HORIZONTES, em 2008, foi anunciada uma pausa por tempo indeterminado nos Engenheiros do Hawaii e Humberto foi para a estrada com o projeto Pouca Vogal, um power duo emparceria com Duca Leindecker. Em 4 anos foram mais de 220 shows em mais de 150 cidades e um CD/DVD gravado ao vivo em Porto Alegre. No final de 2012 o Pouca Vogal encerrou a turnê e Humberto passou a se dedicar a carreira solo.
Paralelamente a seu trabalho como músico, Humberto Gessinger lançou quatro livros: “MEU PEQUENO GREMISTA” fala de sua paixão pelo Grêmio. PARA SER SINCERO reúne autobiografia, 123 letras comentadas e um ensaio escrito pelo professor Luís Augusto Fischer. Tem também MAPAS DO ACASO e NAS ENTRELINHAS DO HORIZONTE.
Em 2013 Humberto lança seu 20º álbum e primeiro como artista solo. O disco é o primeiro com músicas inéditas em 10 anos e traz participações especiais de grandes nomes da música gaúcha como Luis Carlos Borges, Bebeto Alves e Frank Solari. No show, Humberto, tocando baixo, e acompanhado de Tavares nas guitarras e Rafael Bisogno na bateria, apresenta suas novas composições, além dos grandes sucessos e clássicos dos Engenheiros do Hawaii.

Vamos ouvir no programa O SUL EM CIMA, as músicas do novo CD de Humberto chamado INSULAR e conhecer também um pouco do  livro ANTÍDOTO APOCALÍPTICO – 150 PROVAS CIENTÍFICAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS de ZICO ZUGNO. Ouçam um trecho desse interessante trabalho no começo do programa. Para saber mais sobre o autor, acessem www.zicozugno.com.br

Vale conferir!

Divirtam-se e comentem!

Ouçam Aqui – Programa 31


Programa 31/2013 – Humberto Gessinger – Parte 1

Programa 31/2013 – Humberto Gessinger – Parte 2


Programa Especial – O SUL CANTA BEATLES

Vamos reprisar essa semana, o programa Especial – O SUL CANTA BEATLES que mostra grandes artistas do Sul interpretando de forma toda particular as canções dos Beatles.

ANANDA APPLE: Muita gente não sabe, mas desde os 12 anos, Ananda Apple é fanática pelos Beatles, daquelas que colecionava todos os recortes que encontrava pela frente. Ainda na adolescência, estreou seu primeiro programa de rádio, o Liverpool, na rádio Continental. O sucesso foi tamanho que em pouco tempo, em 1980, ela era contratada pela rede RBS, apresentando o programa Tempo Beatle na Gaúcha FM, que depois passou a se chamar Atlântida FM. Daí para o reconhecimento nacional foi um pulo.
Atualmente, Ananda Apple reside em São Paulo, onde trabalha como repórter da Rede Globo. Tem também uma coluna sobre paisagismo e ecologia no Bom Dia SP e outra sobre economia doméstica e nutrição no SPTV. Curiosidade: o “Apple” do seu nome é um apelido criado a partir do nome da gravadora dos Beatles.
Nessa edição de O SUL EM CIMA ela canta duas lindas músicas  que são If I Fell (com participação especial de Kleiton Ramil) e Till There Was You acompanhada por Beto Oliveira.
POUCA VOGAL: Formado por Humberto Gessinger (Engenheiros do Hawaii) e Duca Leindecker (Cidadão Quem). Aqui eles cantam She came in Through the Bathroom Window. Essa música fez parte do projeto Beatles’69 – vol 03 – Abbey Road Revisited, com produção de Marcelo Fróes.
ELIS REGINA: Uma das melhores cantoras de todos os tempos, interpreta aqui Golden Slumbers/Carry that Weight.
HEVELYN COSTA: Cantora ainda pouco conhecida no Brasil, mas que aos poucos vai conquistando espaço com sua linda voz e excelente interpretação. Em outubro de 2012, Hevelyn, representando a cidade de Porto Alegre, foi a vencedora do Festival da Canção Francesa 2012. 
Vamos ouvir no programa O Sul Em Cima a sua interpretação para Isn’t It a Pity de George Harrison, gravada para o projeto Beatles’69 – vol 02 – O outro lado da Abbey Road produzido por Marcelo Fróes.
LINDSAY & ISAAC: Linda e emocionante a música Free As A Bird (John Lennon – 1977) que esse maravilhoso duo de Florianópolis gravou com enorme carinho especialmente para nosso programa!! 
HERMES AQUINO: Mais conhecido por músicas  como Nuvem Passageira, Hermes já gravou muitas canções dos Beatles e aqui canta Fixing a Hole e You Really Got a Hold on Me. Essa segunda canção é, segundo o jornalista e pesquisador Emílio Pacheco, de Smokey Robinson, porém gravada pelos Beatles.
SARAU BEATLES: Formado por Marcelo Astiazara e Tiago Goulart, eles interpretam de forma espetacular as músicas Real Love e Don’t Let me Down.
KLEITON & KLEDIR – Lindas e maravilhosas interpretações de K&K para as músicas Hello, Goodbye gravada em 2000 para o projeto Submarino Verde e Amarelo e Every Night de Paul McCartney para o projeto Beatles’69 – vol 02 – em comemoração aos 40 anos do clássico “Abbey Road”.

Apreciem nesse emocionante programa, o talento e a sensibilidade desses maravilhosos artistas!
Divirtam-se e comentem!!

Ouçam aqui – Programa O Sul Canta Beatles


Programa  37/2012 – O SUL CANTA BEATLES – Parte 1

Programa 37/2012 – O SUL CANTA BEATLES –  Parte 2





O Sul Em Cima 30

Gabriel Romano  Gonzalez e Grupo

 O acordeonista Gabriel Romano Gonzalez, natural de Esteio/RS, tem 25 anos de idade e atua profissionalmente desde os 15 anos. Aluno do Conservatório Carlos Gomes de Esteio, formou-se entre a  experiência de tocar em CTG’s e festivais e as aulas de acordeon com diversos professores, como Osmar Manara e André Machado. Mais tarde, estudou Composição Musical com o maestro Antonio Carlos Borges Cunha na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Seu trabalho autoral ecoa influências de artistas como Astor Piazzolla, Dominguinhos, Sivuca, Hermeto Pascoal, Gilberto Monteiro e Richard Galliano, entre outros. Privilegiando a diversidade de estilos, Gabriel e seu grupo apresentam uma verdadeira alquimia musical. Com um repertório que combina composições próprias e standards da música instrumental, convidam a audiência a viajar por diferentes idiomas do mundo – do chamamé ao choro, do xote ao jazz, do samba ao tango, da milonga às czardas.

O primeiro CD/DVD do grupo, intitulado “Sobre Nós!”, foi lançado no Teatro de Arena, em julho de 2013. O trabalho consiste em dez composições de Gabriel Romano Gonzalez e um choro do compositor paulista Nabor Pires Camargo.
Gabriel conquistou, em 2012, o 1º lugar na categoria “Instrumental” do 17º Acampamento da Arte Gaúcha” de Tapes (RS) com seu chamamé “Correntes Andarilhas”. Em abril do mesmo ano foi um dos finalistas na categoria intérprete” do 11º Prêmio Nabor Pires Camargo” em Indaiatuba (SP), com os choros “Homenagem a Chiquinho”, de Dominguinhos, e “Venenoso”, de Nabor Pires Camargo.

Vamos ouvir também no programa um trecho de uma crônica de Denise Nunes extraído do ótimo livro Meu jeito Dê ser…
Vale a pena conferir!!

Divirtam-se e comentem!!

Ouçam Aqui – Programa 30


Programa 30/2013 – Gabriel Romano Gonzalez – Parte 1

Programa 30/2013 – Gabriel Romano Gonzalez – Parte 2

O Sul Em Cima Especial – Sobe Desce (com músicas do Par ou Ímpar)

Karina, Kamila, Kaio, Kleiton e Nina

O Kleiton vai lançar um livro musical infantil na 59ª Feira do Livro de Porto Alegre.
O livro chama-se SOBE DESCE com a Nina, com lançamento pela Editora Libretos. Estão todos convidados!

Nesse O SUL EM CIMA Especial, vamos mostrar em primeira mão a música que faz parte desse livro, o Sobe Desce. Vamos aproveitar e entrar no clima, ouvindo as músicas do “Par ou Ímpar Ao Vivo” com Kleiton & Kledir e Grupo Tholl.

Divirtam-se e comentem!!

Ouçam Aqui – Programa Sobe Desce (com músicas do Par ou Ímpar)


Programa Especial Sobe Desce (e Músicas Par ou Ímpar) – Parte 1

Programa Especial Sobe Desce (e músicas Par ou Ímpar)  – Parte 2

O Sul Em Cima 29

 O SUL EM CIMA dessa edição é dedicado a obra de GISELE DE SANTI e em especial ao seu novo disco chamado “Vermelhos e Demais Matizes”.

Gisele de Santi é cantora e compositora gaúcha radicada em São Paulo.
Aos 14 anos de idade, compôs Outono, sua primeira canção. Já nesse momento, a personalidade de Gisele se definia, com indicações de seu gosto pelo “frio” e de seu espírito melancólico, que não tardariam a aparecer de forma mais explícita em futuras composições.
o disco de estréia, intitulado “Gisele de Santi”, chamou a atenção de jornalistas como Nelson Motta e Juarez Fonseca e teve lançamento no Brasil e Japão. Gisele foi premiada nas categorias Intérprete e Revelação na edição de 2010 no Prêmio Açorianos. O disco foi produzido por Gilberto Ribeiro Jr., co produzido por Fabrício Gambogi e pós-produzido por Leo Bracht.
Nesse ano de 2013, Gisele divulgou seu trabalho internacionalmente. Em maio, a gaúcha foi convidada pelo Departamento Cultural do Itamaraty para participar do projeto “Novas Vozes do Brasil” em Portugal, parceria entre o departamento e a Casa da Música do Porto. Após esse show, a cantora e compositora seguiu em turnê pela Europa passando por países como Áustria, Alemanha, França, Inglaterra e Holanda com o show “Nossas e Bossas” (projeto duo com o cantor e compositor Rodrigo Panassolo”.

Seu mais recente trabalho chama-se Vermelhos e Demais Matizes. O disco tem a produção musical de Gilberto Ribeiro Jr e Fabrício Gambogi que também foram os produtores do primeiro álbum da artista. Os percalços e dores do amor são a essência deste trabalho. Sua abordagem do tema é ampla e sua assinatura absolutamente pessoal.
Do vermelho-tinto de Maçã Última na sua dissonância e desassossego do peito aos azuis de Colors Colorindo na sua leveza melódica e alegria de um amor tranquilo. Das canções do repertório, dez são de autoria de Gisele, há também canções de Vitor Ramil – compositor gaúcho renomado nacionalmente, que empresta sua voz ao disco em dueto com Gisele – e Fabrício Gambogi, talentoso compositor da novíssima MPB.
No encontro de sambas, bossas, r&b’s e chamamés foi gravado o trabalho que refletia a diversidade de influências que a formaram artista. As novas composições de Gisele transitam com ainda mais propriedade pelos diversos universos da canção popular.

“Certamente ela tem uma das mais belas vozes da música brasileira,
com uma dicção cristalina e um senso de divisão que me faz pensar em Elis. Seu canto é suave, luminoso, aconchegante.
Em três anos ela também cresceu como compositora, e se estamos apenas diante do segundo álbum,
e se sabemos de sua determinação, não é difícil prever uma carreira de sucesso.”
[Juarez Fonseca]

Vamos ouvir e nos deixar envolver pela linda voz e excelente interpretação de Gisele de Santi.
Divirtam-se e comentem!

Ouçam Aqui – Programa 29

Programa 29/2013 – Gisele de Santi  – Parte 1

Programa 29/2013 – Gisele de Santi – Parte 2





Fonte:
http://www.giseledesanti.com.br
https://www.facebook.com/giseledesanti?fref=ts

O Sul Em Cima 28

O Programa O SUL EM CIMA dessa edição é dedicado a obra de HILTON BARCELOS.

Hilton nasceu em Porto Alegre/RS e iniciou sua carreira artística participando de festivais de música em 1972. Em 1976, classificou-se em primeiro lugar no I Festival de Santa Mônica (PR). Realizou vários shows solo e com seus parceiros nos anos seguintes.
Gravou, em 1982, seu primeiro disco, o compacto simples “Confissões de um retrato falado”, contendo parcerias com Fernando Montalvão.
Em 1990, lançou o LP “Arquétipos”, reunindo instrumentistas e compositores, com regência e arranjos próprios e de Roberto Bürgel. O disco contou com a participação da Orquestra de Harmônicas de Curitiba, os grupos Nymphas e Renascentista, solistas da Orquestra Sinfônica do Paraná, vocalistas e instrumentistas de diversas tendências.
Lançou, em 1998, o CD “Olhos de Luz” contendo 13 faixas com autorias próprias e parcerias. O disco contem três arranjos do maestro Waltel Branco para quarteto de sopros e a participação especial de Carlos Malta e Jorginho do Trompete. Participam também o grupo Na Tocaia e outros.

Hilton participou de vários outros projetos. Em 2007, fez a concepção, roteiro e direção do show “Música Feita no Paraná” com a participação de diversos músicos. Nesse mesmo ano, lançou o songbook “Além das Pérolas”, organizado por Alessandra Angelo, com partituras, letras de músicas, poemas e parte do seu material artístico.
Participou, em 2008, do documentário “Música Subterrânea”, do “Projeto Olho Vivo”. Nesse mesmo ano, permaneceu alguns meses na Europa (Espanha e Portugal”, divulgando seu trabalho.
De volta ao Brasil, lançou em 2009, o songbook “Nas trilhas do Tempo”, contendo partituras, poemas e letras próprias. Em seguida, voltou à Europa (Madri, Barcelona e Amsterdam) para divulgação artística e início de novos projetos.
Em 2010, lançou pelo selo alemão Bloodsugar Records, a coletânea “In the Paths of Time”, com 15 faixas de sua exclusiva autoria. Voltou à Europa para divulgar o trabalho.

HILTON BARCELOS, compositor, poeta, intérprete, se revela um músico e arranjador instigante e moderno. Enfoca as questões sociais, espirituais e das paixões humanas através de suas canções, poemas e da estética musical que utiliza. A intuição conduz sua obra.
Suas influências vão da Soul Music ao Rock Progressivo, passando pelos ritmos orientais, Bossa Nova, Jazz e a Música Popular Brasileira. Versátil, Hilton trabalha com a integração das artes, sem modismos. Apesar de não rotular sua música, ele transita pelas influências regionais, nacionais e universais. Sua ecleticidade no seu modo de compor e a fusão de várias tendências transforma sua obra em uma música sem fronteiras.

Vamos ouvir no programa O SUL EM CIMA, algumas músicas dos seus trabalhos “Arquétipos” e  “Olhos de Luz”. Vale conferir esse maravilhoso e interessante trabalho de HILTON BARCELOS!

Ouçam Aqui – Programa 28

Programa 28/2013 – Hilton Barcelos – Parte 1

Programa 28/2013 – Hilton Barcelos – Parte 2







Fontes:
http://www.hiltonbarcelos.com.br/
https://www.facebook.com/hilton.barcelos?fref=ts
http://www.dicionariompb.com.br/hilton-barcelos

O Sul Em Cima 27

O SUL EM CIMA dessa edição, apresenta o trabalho de BIDO PORFÍRIO.

O compositor, cantor e guitarrista curitibano BIDO, iniciou sua carreira solo em 2002, com o CD “Toda Canção”, isso após ter vindo de uma trajetória que começou em festivais e depois integrando a banda “Jeito Natural”, com a qual gravou 2 discos: EXPLOSÃO DO ROCK, pela gravadora CID (RJ) e NOSSO FILME; gravadora Copacabana (SP) – A música “Nosso Filme” (composição sua com Wilson Q), foi o grande sucesso do quinteto, e durante meses podia ser ouvida nas rádios de todo o Brasil. Em 94 formou a banda de rock “Novos Herdeiros”, e logo lançaram um disco independente que teve como destaque a regravação da música “Vou morar no ar”.
Em 2003, já em carreira solo, realizou o show “Bido e convidados”, no teatro do Sesc da esquina (Curitiba). De 2007 a 2008, produziu e apresentou o programa de tv MUSICALMENTE, transmitido pela TVA, onde, além do seu próprio trabalho, trazia como convidados, artistas locais e de outros estados.
Durante o ano de 2009, fez a produção musical e participação na apresentação do programa AQUI TEM NA TV, do apresentador BARICHELLO, (CWB TV-NET e TVA).

Em 21 de setembro de 2012, lançou seu segundo CD autoral- Bido, Alguém olhando o Mar, com show no auditório do canal da música, RTV-E- Paraná.
Todas as músicas do CD foram compostas por Bido, sendo que a música Vento Viajante, em parceria com Bido Natural.
Os músicos que participam do CD são: BIDO (voz, violões, guitarras e programações de bateria), VALDIR CARDOSO (teclados), BIRA NATURAL (Contra-baixo), HERIVELTO OLIVEIRA (contra baixo em “Alguém olhando o mar”), EDEMILSON TORRES (gaita de boca em Vento Viajante) e VANESSA KANKE (backing vocal em “Faça chuva ou faça sol”).
A produção, arranjos, gravação e mixagem foram feitos pelo próprio Bido no estúdio Veleiro.

Vale conferir esse lindo trabalho de Bido Porfírio!! Divirtam-se e comentem!!

Ouçam Aqui – Programa 27


Programa 27/2013 – Bido Porfírio – Parte 1

Programa 27/2013 – Bido Porfírio – Parte 2