O Sul Em Cima – Vanessa Longoni

Vanessa Longoni  —  Foto: Camila Mazzini

O SUL EM CIMA dessa semana reprisa o programa dedicado a obra de Vanessa Longoni e em especial as músicas do CD “A Mulher de Oslo”.
Cantora de formação erudita e popular, cantou em vários grupos vocais, coros de óperas, atuou em espetáculos teatrais e participou de cds de músicos reconhecidos de Porto Alegre como Adriana Deffenti, Marcelo Delacroix, Angelo Primon, Sérgio Napp, Leandro Maia, Richard Serraria.
Em 2006, Vanessa criou o premiado espetáculo “A Mulher de Oslo”, inspirado no conto “A paixão de dizer” d’O Livro dos Abraços de Eduardo Galeano. Dois anos depois, ela lança seu primeiro CD solo com o mesmo título, recebendo o Prêmio Açorianos de Música 2008 no gênero MPB como melhor disco, melhor intérprete (Vanessa Longoni), melhor instrumentista (Angelo Primon) e melhor produção musical (Arthur de Faria).
O repertório é composto por canções de Arthur de Faria, Nico Nicolaiewsky, Cláudio Levitan, Elomar Figueira de Mello, Pedro Ayres Magalhães, Rossana Taddei, Omar Giammarco, Gorán Bregovic, André Abujamra, Léo Maslíah e canções folclóricas brasileiras.
Sua música ecoa aldeias, possui várias línguas e sotaques musicais, parte de um extremo sul onde o Brasil se confunde com a pátria do pampa e é também argentino e uruguaio. “Sons de canções quase perdidas misturadas com outras recém-descobertas. Sons vindos de longe no mundo, sons do quintal de casa. Sons dessa mulher que conta histórias que são daqui, dali, de qualquer lugar…”,diz Vanessa.

Vamos ouvir esse interessante trabalho, com a ótima interpretação e a bela voz de Vanessa Longoni.


Ouçam Aqui  –  Programa Vanessa Longoni

Programa 15/2012 – Vanessa Longoni  –  Parte 1

Programa 15/2012  – Vanessa Longoni  –  Parte 2

https://www.facebook.com/vanessalongonioficial?fref=ts

O Sul Em Cima – Gahuer Carrasco

O programa O Sul Em Cima dessa semana reprisa o especial com GAHUER CARRASCO.

Vamos ouvir as músicas de “PASIÓN”, terceiro álbum do cantor, compositor e instrumentista nascido em Pelotas, extremo sul e com raízes no Uruguai.
O CD, com músicas em português e espanhol, gravado no México, é composto basicamente por músicas inéditas, criações do próprio Gahuer em parceria com Igor Aguiar e mostra que as duas origens culturais estão plenamente valorizadas no CD que tem a cara da latino-américa.
Gahuer, soube buscar ao longo de uma década de trabalho a experiência, o estilo romântico e suave, que apresenta de forma confortável e talentosa na nova obra que teve direção artística do mexicano Paco Quiroz.
“Pásion une os estilos que mais gosto, Pop, Bossa Nova, Jazz e Salsa”, resume o artista. O músico, autor também dos álbuns Expressão em cordas (2007) e Pasión e Romance (2007), que tiveram reconhecimento pela crítica e grande aceitação por públicos em países como Uruguai, Paraguai, México, Espanha, Grécia, Portugal e Bulgária quer agora mostrar seu talento aos conterrâneos brasileiros.

Vamos então ouvir e apreciar a sensibilidade e a voz de Gahuer Carrasco! Imperdível!!
Divirtam-se e comentem!!

Ouçam Aqui: Programa Gahuer Carrasco

Programa 12/2012 –  Gahuer Carrasco   parte 1

Programa 12/2012 –   Gahuer Carrasco  parte 2

O Sul Em Cima 01 – Vanessa Longoni

O SUL EM CIMA dessa edição é dedicado ao trabalho de VANESSA LONGONI, e mostra em especial músicas de seu mais recente CD “Canção para Voar”.

Vanessa Longoni, intérprete gaúcha com formação lírica e teatral que alçou vôo com o aclamado álbum “A Mulher de Oslo” em 2008, lança seu novo rebento, “Canção para Voar”.
O CD foi gravado no Rio de Janeiro com produção musical de Gastão Villeroy e Antonio Villeroy. Em 12 faixas, a intérprete natural de Porto Alegre acolhe diversos gêneros musicais brasileiros, além de apresentar Hojas de Tilo, da compositora uruguaia Ana Prada, e Canto D’Alma, um joropo – gênero típico da música crioula – do carioca Vinícius Castro.
O CD “Canção para Voar” conta ainda com a participação dos cantores Danilo Caymmi em Folia do Divino e  Serginho Moah da banda pop gaúcha Papas da Língua.

Uma das características do CD e também da cantora – que faz uma síntese do lírico e do popular – é o gosto pelas letras fortes, na primeira pessoa, quase uma autobiografia musical. Para compor esse repertório, os compositores escolhidos foram Délia Fischer, Eugênio Dale, Lula Queiroga, Ana Prada, Magno Mello, Antonio Villeroy, Marcelo Delacroix, Ruben Penz, Eduardo Pitta, Alexandre Mello, Pedro Mangia e Vinícius Castro, sendo a maioria de músicas inéditas.

Os arranjos preciosos, das cordas e sopros, contaram com Gastão Villeroy, Arthur Verocae, Maicon Ananias e Letieres Leite. As bases foram gravadas pelos músicos Rafael Barata (bateria), Fernando Caneca (guitarra e violões) e Gastão Villeroy (baixo), tendo ainda as participações de Bebê Kramer (acordeom), Carlos Malta |(flautas e clarinete), Maicon Ananias (piano acústico), Donatinho (Rhodes, moog e prophet 5), André Siqueira (violão), Paulinho Trumpete (flugel), Marcos Lobo (percussão), Eugênio Dale (violão), Nicolas Krassik (violino e rabeca) e os vocais de Tadeu Matias e Jussara Silva.

O trabalho anterior, “A Mulher de Oslo” lhe rendeu renomados prêmios musicais do Rio Grande do Sul: Açorianos de Música de Melhor Intérprete, Melhor CD e Melhor produção musical e de show.

Vale conferir mais esse lindo e interessante trabalho da talentosa VANESSA LONGONI.

Divirtam-se e comentem!

Ouçam Aqui – Programa 1

Programa 01/2014 – VANESSA LONGONI parte 1




GIBA GIBA e NICO NICOLAIEWSKY


“Fiquei sabendo do falecimento do Nico Nicolaiewsky e do Giba Giba, grandes artistas do sul. Estou muito triste e só posso dizer que além de lamentar a perda desses dois bons amigos, todos perdemos os artistas que tanto contribuiram com nossa cultura. Minhas lágrimas só servem para acalmar, mas suas obras e gestos estarão para sempre na memória de todos nós.
Obrigado por tudo!”

Kleiton Ramil

LASTIMAMOS O FALECIMENTO DE GIBA GIBA (03/02/2014) E DE NICO NICOLAIEWSKY (07/02/2014), PERDAS IRREPARÁVEIS PARA A CULTURA DO SUL E DE TODO PAÍS.

Giba Giba

Juarez Fonseca escreveu: “Giba Gigante Negão”, título de uma música-tributo de Richard Serraria, ajuda a entender a dimensão do músico, filósofo, sábio e tocador de sopapo que partiu para outra no início da tarde do dia 03.02.2014. Verdadeira entidade, que marcou sua presença de forma vigorosa no cenário cultural do RGS, o pelotense Gilberto Amaro do Nascimento é um dos grandes nomes da cultura afro-brasileira. Em Porto Alegre, entre dezenas de atividades e manifestações de liderança durante mais de 50 anos, foi um dos criadores da primeira escola de samba moderna do estado, a Academia de Saba Praiana. Um gigante mesmo, como poucos.

Nico Nicolaiewsky


ÀS CINCO DA MANHÃ

Fabrício Carpinejar

Às cinco da manhã, a morte tem menos esperança, a fé tem menos altares, as velas se apagaram nas esquinas de Porto Alegre. Às cinco da manhã, o Guaíba quebrou sua luz, o pão se partiu sozinho, o açúcar perdeu seu brilho.

Às cinco da manhã, as roletas do trem pararam de pensar, os elevadores se sentiram velhos, as pombas fizeram greve de farelos.

Às cinco da manhã, o suor veio antes do sol, as ladeiras se despedaçaram como vidraças, as sombras correram para o Mercado Público.

Às cinco da manhã, o musgo se divorciou da pedra, ex-fumantes voltaram ao vício, amantes fingiram derradeiras promessas, não havia chave para abrir as janelas.

Às cinco da manhã, morreu Nico Nicolaiewsky. Ai que terrível, serão cinco e meia da manhã nos relógios da capital gaúcha durante o dia inteiro.

Nico colocou seu último suspiro para sorrir. Pensou que fosse a mesma coisa. Sorrir, suspirar.

Acenou com os dentes, mordeu a palha do vento, como a dizer que daria uma volta no invisível e já retomava o ensaio com os violinos.

Às cinco da manhã, Nico largou ao chão sua gravata, seu colete, se par de sapatos de bico fino, seu bigode da Sbórnia, suas canções desesperadas de amor. E as rosas brotaram de sua pele branca e cansada.

Enrolem o Maestro Pletskaya com as cortinas do Theatro São Pedro, coloquem algodão em seus ouvidos, ele é todo feito de cristal: ele é todo cristalino.

Morreu Nico, Morreu o tango de novo. Morreu a própria tragédia. Sua voz era de um lobo que já tinha sido homem. Hoje só podemos cantar uivando.

Não terá caixão para levá-lo. Não terá caixão para fechá-lo. Ele não é um morto, mas um piano parado.

Confisquem a lua em fevereiro, os corrimões das escadas, soltem os dragões e os cachorros de pedra da Praça da Matriz.

Segurem minhas mãos para não pegar o telefone. Segurem meus braços para não esmurrar a porta. Segurem minhas pernas para não procurá-lo. Segurem meus joelhos para não acordar o acordeon. Amarrem-me em qualquer lugar que não fale português e desperte saudade. Prendam-me na cama, anestesiem meu sangue – estou tão acostumado a enxergá-lo vivo que fui junto.

Só deixem minha cabeça livre. Para mexer a cabeça, para dançar Copérnico com os olhos e esperar que ele volte.

Ele sempre volta.

O Sul Em Cima – Glória Oliveira

O Programa O SUL EM CIMA dessa semana é dedicado a GLÓRIA OLIVEIRA, uma das mais belas vozes surgidas no Sul e que teve destaque principalmente nos anos 80.

Glória começou fazendo backing vocal para o Giba Giba e ao lado de Toneco passou para a linha de frente dos palcos. Nos anos 90 foi para São Paulo e fez uma incursão pelo teatro musical e posteriormente passou a atuar como radialista da hoje FM Itapema.
Lançou dois discos ótimos, o LP Mix de 1986 e o LP Por Favor Sucesso de 1988 pelo selo Nova Trilha. A música Por Favor Sucesso de Carlinhos Hartlieb é um tema que ficou consagrado no sul do Brasil na interpretação do grupo de rock Liverpool que depois gerou o Bixo da Seda. Essa música ganhou uma interpretação diferente, dentro do estilo e voz de Glória Oliveira.
Uma cantora que sabia escolher seu repertório, com músicas de Carlinhos Hartlieb, Nei Lisboa, Hique Gomez, Vitor e Kleiton Ramil, Pery Souza entre outros maravilhosos artistas. Resolveu após tentativas e dificuldades, trilhar por outros caminhos. Possui graduação e mestrado em História de UFRGS e concluiu Doutorado em História Socal pela UFRJ. Hoje é pesquisadora, escritora e dá aulas na UFRRJ.

Vamos ouvir no programa O Sul Em Cima, músicas do disco Mix e Por Favor Sucesso e uma gravação com Márcio Celi chamada Monsieur Binot.

Apreciem a linda voz e a excelente interpretação de GLÓRIA OLIVEIRA, torcendo para que ela retorne, nos surpreendemdo com novos trabalhos e suas ótimas atuações nos palcos!!

Divirtam-se e comentem!!

Ouçam Aqui – Programa Glória Oliveira

Programa 28/2012 – Glória Oliveira – Parte 1

Programa 28/2012 – Glória oliveira  – Parte 2



O Sul Em Cima – Pedro Veríssimo

O Programa O SUL EM CIMA dessa edição é um especial com PEDRO VERÍSSIMO.

Depois de dois CD’s como vocalista e letrista da banda Tom Bloch, o gaúcho (filho do escritor, cronista, cartunista e roteirista Luis Fernando Veríssimo) apresenta o projeto ESBOÇOS, que agrega artes visuais e tecnologia à música, em uma junção bem interessante.
As 10 músicas desse trabalho foram concebidas a partir do edital da Petrobrás Cultural e podem ser baixadas gratuitamente através do site do artista.
Para cada faixa lançada, o músico propõe que seja feita uma interpretação artística visual. Com ajuda do artista plástico Guilherme Dable, foram criados “resumos emocionais” de cada uma delas. A partir daí artistas convidados e público participam enviando suas interpretações gráficas, fotos e vídeos através do site www.pedroverissimo.com.br, que se torna assim uma galeria de arte visual, que vai “crescendo” com o tempo.
A maioria das músicas foram feitas em parceria com Fernando Aranha.

                                            Música PARALISA –  Pedro Veríssimo e Fernando Aranha

Vamos então ouvir e nos deixar levar pela imaginação através da criatividade, das palavras e sons de Pedro Veríssimo!

Divirtam-se e comentem!!

Ouçam Aqui – Programa Pedro Veríssimo


Programa 2/2012 – Pedro Veríssimo – Parte 1

Programa 2/2012 – Pedro Veríssimo – Parte 2




O Sul Em Cima – Leandro Maia

O SUL EM CIMA dessa edição é dedicado a LEANDRO MAIA.

Leandro é cantor, violonista e compositor. Professor da Universidade Federal de Pelotas, Mestre em Letras (UFRGS), Especialista em Letras – Práxis da Criação Textual (Unirriter), Licenciado em Música (UFRGS), Prêmio Açorianos de Música – Revelação e Troféu RBS Cultura pelo Cd-Livro “Palavreio”, considerado um dos dez melhores discos brasileiros de 2008 pela imprensa gaúcha.

Participou como convidado especial nos shows do cantor e compositor Ivan Lins, na ocasião do lançamento do CD “Perfil” nas cidades de Porto Alegre e Pelotas, em comemoração aos quarenta anos de carreira deste grande compositor brasileiro. Em 2012 participou como cantor, compositor e violonista do CD Canteiro, do genial multi-instrumentista André Mehmari. Participou também do CD “Fábio Mentz Álbum” do compositor Fábio Mentz.
Leandro Maia vive na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, onde se dedica ao trabalho artístico, à produção cultural e à docência, junto aos cursos de Música, Pedagogia a Distância e Produção Cultural. Também integra o trio “Nó de Pinho”, com os premiados músicos Thiago Colombo de Freitas e Paulo Gaiger e trabalha na pré produção e captação de seu novo trabalho, intitulado “Suite Maria e Outras Veredas”.
Em 2013, Leandro Maia está lançando seu segundo disco, intitulado “Mandinho”, dedicado ao Universo Infantil.

Show do lançamento do CD/Livro “Palavreio”
em 17 de outubro de 2008 – Teatro do Sesc – Porto Alegre/RS
Ficha técnica
Leandro Maia: Violão e voz
Marcelo Delacroix: Voz
Miguel Tejara: baixo elétrico
Mimo Ferreira: cajón, latas, alfaia, agogô, afoxé, triângulo, shakes, congas, cowbell
Pedrinho Figueiredo: flauta
Luke Faro: bateria
Andréa Cavalheiro, Elinka Matusiak: coro
Vamos ouvir no programa O SUL EM CIMA, músicas do excelente CD Palavreio. 
Divirtam-se e comentem!


Ouçam Aqui: Programa Leandro Maia




O Sul Em Cima – Lindsay & Isaac e Delicatessen

O programa O Sul Em Cima dessa semana é dedicado a artistas do Sul do Brasil que cantam em inglês de uma forma toda especial. Vamos apresentar o Duo Lindsay & Isaac e o grupo Delicatessen.

O Duo LINDSAY & ISAAC, surgiu em 2000 como uma forma de aproximar o casal Lindsay e Isaac, que moravam em cidades distantes. Isaac vinha com a sua banda cover e tinha vontade de montar um projeto de priorizasse a composição. Por sorte, Lindsay tinha o perfil ideal para integrar esse projeto, devido a sua habilidade para compor, cantar e escrever letras.
O Duo tem em seu currículo mais de quatrocentas apresentações em eventos, performances e rádio e televisão e nos principais bares e teatros de Florianópolis. Trabalharam exclusivamente com música de 2000 a 2007. Nos últimos anos, fizeram algumas apresentações esporádicas e em 2012 decidiram retornar com apresentações ao vivo, se dedicando exclusivamente ao seu tabalho autoral, compondo e desenvolvendo cada vez mais a sua linguagem musical, primando sempre por uma sonoridade ímpar, com melodias inspiradas e harmonias bem construídas.

Free As A Bird (John Lennon)
L&I Version:
Lindsay: Vocals
Isaac: Acoustic Guitar, Piano, Mellotron, Ukulele, Background Noises

O ano de 2013 foi bastante movimentado para o Duo. Eles focaram em colaborações com bandas parceiras (Somato, Les Savons e Primavera Nos Dentes), atuando em diversos shows e gravações.
Paralelamente, continuaram a tocar o trabalho com o Duo, trabalhando em gravações para projetos bem especiais que deverão ser lançados no início de 2014. Um deles será o CD O Sul Em Cima.
O DELICATESSEN nasceu em 2006, através da parceria de Beto Callage e Carlos Badia que, ao descobrirem na voz delicada de Ana Krüger um potencial para a fusão do jazz com a bossa nova, convidaram os músicos Mano Gomes (bateria) e Nico Bueno (baixo) para criar o grupo.
O grupo tem três CDs lançados: Jazz + Bossa, My Baby Just Cares For Me e Goodnight Kiss que ganhou o prêmio de melhor disco em língua estrangeira na 23ª edição do Prêmio da Música Brasileira. O show do Delicatessen tem surpreendido e encantado as mais variadas platéias no Brasil  exterior.
Esse encantamento é resultado de uma química perfeita que se cria entre uma cantora de enorme talento e empatia e o público, mas que se valoriza também pelos arranjos inspirados do grupo e pela riqueza instrumental e harmônica da música brasileira e do jazz.
Vamos apreciar o talento e sensibilidade de Lindsay & Isaac e Delicatessen!!
Divirtam-se e comentem!!
Ouçam Aqui – Programa LINDSAY & ISAAC e DELICATESSEN

O Sul Em Cima – Kleiton Ramil

No programa dessa edição, vamos mostrar as músicas do CD SIM, disco solo de Kleiton Ramil e ouvir muitas coisas interessantes a respeito desse disco, onde ele divide conosco esse momento tão importante na sua vida artística.

O disco SIM foi originalmente gravado em setembro de 1990 na Flórida, Estados Unidos, no Criteria Recording Studios com produção de Gary Campbell e relançado em CD em 2002.. Das músicas originais, uma ficou de fora para dar mais unidade ao CD com a chegada das 3 novas gravações. No CD a ordem é: PORTO É MEU PORTO / VOLTAR NA PRIMAVERA / SIM / MESMO QUE / NUNCA DIGA NUNCA / UN-DEUX-TROIS / SAMBO / PHANERON / ANIMAIS / COUVERT ARTÍSTICO e os bonus track COMIGO / RUÍDOS / KANTILENA PARA KAIO.
Para os que cultuam o grupo Almôndegas (primeira banda de Kleiton) importante saber que a gravação da música RUÍDOS é um registro histórico, pois essa canção deveria estar no primeiro disco do grupo, mas a gravação foi extraviada pela gravadora.
A música ANIMAIS tem parceria com Vitor Ramil, SAMBO com Carlos Sandroni e COMIGO com Karina Ramil, filha do artista. As outras são da autoria de Kleiton que explora seu violino eletroacústico na instrumental COUVERT ARTÍSTICO e voz e violão por todo o disco. Kleiton assina também a direção musical e divide a concepção dos arranjos com Luis Antonio, músico carioca que participa também das gravações junto com a banda americana formada por Randall Dollaron – guitarra, Nicky Orta – baixo, Orlando Fernandes – bateria e Gary Campbell – sax tenor e soprano. O novo tratamento gráfico para o CD foi idealizado por Carla Taves e as novas gravações foram realizadas no Rio de Janeiro em 2002.

Vamos ouvir então esse programa, conhecer ou relembrar esse maravilhoso trabalho de Kleiton Ramil!
Divirtam-se e comentem!!

Ouçam Aqui – Programa Kleiton Ramil



Programa 18/2012 – Kleiton Ramil (SIM) – Parte 1

Programa 18/2012 – Kleiton Ramil (SIM) – Parte 2



O Sul Em Cima – Cantadores do Litoral

O SUL EM CIMA dessa semana reprisa o programa com os Cantadores do Litoral.

O grupo estreou em Osório/RS com o espetáculo que tinha como título “Cantadores do Litoral”. De lá para cá, aconteceram várias apresentações que – com o passar do tempo, por uso do público e da imprensa – acabou assumindo o próprio nome do espetáculo e transformando-se num importante e fundamental divulgador da cultura étnica de influência afro-açoriana vigente nesta região.
Juntos, divulgando esses traços culturais afro-açorianos do nosso território mais meridional do Brasil: Loma, Mário Tressoldi, Nilton Júnior, Paulo de Campos e Rodrigo Reis compartilham e proporcionam ao público um dos mais importantes momentos da música popular brasileira dos últimos tempos.

Este é o primeiro disco do grupo. Numa produção totalmente independente elaborada exclusivamente por integrantes do grupo desde seu projeto até a captação de recursos. Foi gravado e mixado em estúdio próprio e produzido e lançado pelo selo RIMADISCOS, também pertencente ao grupo. Foi lançado oficialmente sem setembro de 2009, na cidade de Porto Alegre, numa promoção da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. O CD teve patrocínio da PETROBRÁS e foi distribuído para a imprensa do Rio Grande do Sul/Brasil e Açores/Portugal. Também esteve disponível para o público, porém, esse CD já está esgotado.

Com um repertório repleto de ritmos quentes e sons impregnados de lusitanismos e africanismos, transformando-se em nova e brasileira opção musical aflorada na beira do mar, hoje,  os Cantadores do Litoral transcendem a finalidade inicial, pelas necessidades e pelas responsabilidades que lhe são impostas: serem os embaixadores artísticos e os perpetuadores da cultura presente no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Vale conferir esse belo e interessante trabalho dos CANTADORES DO LITORAL!

03/01/2014  – LASTIMAMOS O FALECIMENTO NESSA DATA DE CARLOS CATUÍPE, UMA PERDA IRREPARÁVEL PARA A CULTURA DO SUL E DE TODO PAÍS.

CARLOS CATUÍPE – Músico de Extrema Competência, dono de uma vasta e bem sucedida carreira de violonista, compositor, pesquisador e arranjador em todo o Brasil, Carlos Catuípe é admirado e respeitado por todos os grandes músicos do País, além do público e artistas açorianos, portugueses e espanhóis.
Carlos Catuípe é autor, em parceria com Ivo Ladislau, da maioria das obras que fazem parte do repertório dos Cantadores do Litoral, e de outros intérpretes e grupos da região. Ivo e Catuípe foram os iniciadores deste grande movimento cultural da região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
Participante ativo do movimento nativista do Rio Grande do Sul, levando músicas litorâneas a festivais como a Califórnia da Canção, Musicanto, Moenda e Tafona da Canção.
Entre suas obras estão:
Galpão Açoriano, Lobo do Mar, Cantigas de Mar, Ventre Livre, Sabenças, em parceria com Ivo Ladislau.
Um Canto à Terra, O Poeta Dormiu de Sapatos e Osório Canção, em parceria com Cláudio Martins.
E muitas outras canções em parceria com muitos compositores da região e do estado


Ouçam Aqui – Programa Cantadores do Litoral

Programa 14/2010 – Cantadores do Litoral – Parte 1

Programa 14/2010 – Cantadores do Litoral – Parte 2

http://som13.com.br/#/cantadores-do-litoral/biografia
http://www.cantadoresdolitoral.com.br/