O SUL EM CIMA 37 / 2024

O SUL EM CIMA 37 2024_FATIMA E LUCINA


Nessa edição de O SUL EM CIMA, vamos mostrar os trabalhos de FÁTIMA REGINA e LUCINA 
.
FÁTIMA REGINA – Dona de uma voz inconfundível e extremamente afinada. Ela faz parte de um reduzido grupo de intérpretes da Música Popular Brasileira, que canta com emoção e criatividade. Além de cantora e compositora, ela é violonista, pianista e graduada em educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP). 
Fátima Regina da Cruz Martins nasceu a 29 de outubro de 1953, em Nitéroi / RJ. Fátima Regina começou sua carreira ainda adolescente, em Porto Alegre, onde deu início à carreira musical quando teve seu primeiro grupo vocal, o Quarteto em Fá, que participou de vários festivais estudantis e diversos programas de televisão no sul do país. Depois de uma passagem por Campinas para estudar, graduou-se em 1977, retornando nesse ano para o RJ. Ali, em 1978, profissionalizou sua atividade musical. De 1979 a 1985, atuou como vocalista de shows e gravações de Roberto Carlos. Já participou de inúmeros projetos e emprestou sua voz para engrandecer diversos trabalhos de outros artistas. Em 2016, Fátima Regina inicia um novo trabalho, ao lado do violonista Pedro Braga. Seguindo seu instinto de olhar com atenção as novas tendências, Fátima mergulha em um novo universo musical, que parte da gravação de um CD Autoral, “O Beijo, o Erro e o Toque” com músicas do jovem e talentoso cantor e compositor Pablo Martins. A discografia de Fátima Regina, reúne compactos de 1974 e 79; e os álbuns Velas ao Vento, de 1988; Ventos a Favor, de 1990; Mãos de Afeto, de 2005; Minha Praia é a Bossa, de 2008; O Beijo, o Erro e o Toque, de 2017; e participação em diversas coletâneas.
Músicas: 01 – Espantalho – Fátima Regina, Kleiton Ramil e Kledir Ramil – do CD Mãos de Afeto // 02 – É Suísso Aí – Luhli e Lucina – do CD Minha Praia é a Bossa // 03 – A Verdade das Nuvens // 04 – Disco Voador // 05 – O Beijo, o Erro e o Toque – Músicas (3 à 5) do álbum O Beijo, o Erro e o Toque de autoria de Pablo Martins 
 
LUCINA – “Nave em Movimento”, o novo disco de Lucina, traz 11 faixas compostas por ela e sua parceira Luhli. Heloísa Orosco Borges da Fonseca (1945-2018) – cantora, compositora e instrumentista carioca projetada nos anos 1970 com o nome artístico de Luli – faria 78 anos em 19/06/2023, data de lançamento do álbum Nave em Movimento – A música artesanal de Luli & Lucina. Nessa data, Luli – ou Luhli, como a artista passou a assinar a partir de 1996 – teve a obra e a musicalidade reavivadas pela parceira de vida e música, Lúcia Helena Carvalho e Silva, cantora, compositora e multi-instrumentista mato-grossense batizada artisticamente como Lucelena na década de 1960 e como Lucinha de 1972 a 1982, mas conhecida atualmente como Lucina. Lucina remexeu afetuosamente no vasto baú da dupla e, de um acervo de cerca de 800 composições, escolheu 11 músicas inéditas. Juntamente com outras duas músicas já registradas em disco, o cancioneiro inédito foi gravado por Lucina, entre dez estúdios de Rio de Janeiro e São Paulo, com músicos de várias escolas e gerações. Luhli faleceu em decorrência de uma pneumonia, em 2018. Cantora, compositora e multi-instrumentista, foi ela quem apresentou Ney Matogrosso aos músicos do Secos e Molhados. A carioca é coautora de ‘O Vira’ e ‘Fala’, sucessos da banda, em parceria com João Ricardo, integrante do grupo. A cuiabana Lucina conheceu a carioca Luhli no Rio de Janeiro, Quando a dupla se desfez, em 1997, seguiram carreiras solo, mas prosseguiram compondo. “Queria muito fazer essa homenagem a Luhli, que se foi em 2018. Foi um grande desafio esse álbum solo, mas o fiz sem qualquer pretensão. Acho que consegui ter a nossa assinatura num disco que é meu”, orgulha-se Lucina.
Músicas do álbum NAVE EM MOVIMENTO – a música artesanal de Luli e Lucina (de autoria de Luhli e Lucina) – 01- É tudo um // 02 – Tempo Tapuia // 03 – Nave em Movimento – part. Júlia Borges (vocal) // 04 – Barra Leblon – Luhli e Lucina – part especial Zélia Duncan // 05 – Misturada Cabana – Luhli, Lucina e Joãozinho Gomes // 06 – Na Noite de um amanhã – Luhli, Lucina e Mário Avellar – part especial: Poeta Arruda
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *